-
Arquitetos: Nelson Resende Arquitecto
- Área: 321 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno objecto de intervenção, apresenta-se posicionado a uma cota ligeiramente superior aos arruamentos adjacentes, localizados a Norte e a Poente, sendo que a sua exposição solar e visual é bastante abrangente e desobstruída para todos os quadrantes.
A construção existente, alvo da nossa intervenção, é um imóvel que se encontrava devoluto, fácil de identificar como estilo “português suave”, do qual deveríamos tirar o máximo partido, adaptando-o ao novo programa.
A nova proposta para a recuperação e adaptação da habitação, procurou manter a sua essência, através de uma intervenção, material e formalmente pouco intrusiva.
Atendendo à ambição programática a casa foi ampliada, na sua volumetria, assim como foram propostos mais dois volumes, um para garagem e outro para um jardim de inverno, que competem para criar um espaço dinâmico, exterior, intermediado pelas construções que o pontuam e lhe atribuem significado.
Ainda assim, na lógica de evitar uma intervenção demasiadamente fora da escala da casa, optou-se pelo uso da madeira como material que resolvesse a estrutura e os revestimentos, interior e exterior, complementada por áreas envidraçadas expressivas, moduladas em função dos ritmos da madeira, ainda que estes fossem desenhados de acordo com o ritmo da casa.
Nesta sucessão de dependências, a casa transforma-se num edifício menos compartimentado, mais quente e por isso também, mais acolhedor.
Deixa de assumir o postulado teórico que estaria na base do desenho original e passa a assumir um outro que resulta da incorporação dos valores formais e materiais da intervenção, vista agora no seu todo.
Há neste momento, um registo menos virado sobre si, até porque procuramos que a casa se relacionasse de forma mais intensa com o espaço ajardinado envolvente, e assumisse menos o carácter objectual.
Deixamos de ter um edifício afirmativamente mais formal e passamos a criar um contexto, uma circunstância que acolhe, agora, uma vivência mais dada ao jardim, ao espaço doméstico no seu todo.