-
Arquitetos: Fangwei Architect
- Área: 640 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yumeng Zhu
Descrição enviada pela equipe de projeto. A jardinagem sempre foi uma representação da busca pelo ambiente de vida ideal. Este projeto segue de perto as criações e exibições externas do estúdio de arte floral Only Flower, fornecendo as condições necessárias para que os floristas criem obras de arte. Os espaços interiores e exteriores fundem-se e integram-se organicamente na paisagem através de uma linguagem arquitetônica unificada. Ao fazê-lo, um “jardim de flores” sereno e onírico é criado. A flor significa beleza e vitalidade. Como um estúdio de flores, estabelecemos este pequeno e simples pátio no Parque Industrial Hongxing Guangyuan, em Pequim, onde uma antiga fábrica foi convertida. A parede curva feita com tijolos de vidro conecta o interior e o exterior com uma linguagem arquitetônica coesa a qual conduz os hóspedes pela entrada, onde eles podem continuar o percurso até o interior ou permanecer no pátio para desfrutar de um momento de tranquilidade.
Paisagem do Jardim - Os dois ciprestes originais foram mantidos no centro do pátio, cercados por plantas ornamentais posicionadas ao nível dos olhos, o que cria uma paisagem central vibrante e dinâmica. Uma parede composta por tijolos vermelhos e de vidro com 7 metros de altura serve como vista final do pátio e separa a área de exibição da área de logística, enquanto a superfície da água na paisagem dissolve todos esses elementos em um reflexo nebuloso, animando todo o pátio. Desse modo, a arquitetura se integra à paisagem para criar um “jardim de flores” sereno e onírico
Interior - A sala principal abriga funções relacionadas as vendas e produção dos arranjos florais. O projeto ampliou as janelas originais para formar três grandes aberturas do chão ao teto, que não apenas fornecem luz solar suficiente para flores internas e um espaço de exibição brilhante, mas também permitem que as coloridas e lindas flores sejam espelhadas no ambiente externo, complementando assim a vibrante paisagem do pátio ao ar livre. A parede de vidro de dois andares permite que os clientes circulem e tirem fotos em frente a uma grande variedade de flores, exemplificando a identidade da marca como um "supermercado floral". No segundo andar, há uma exposição de plantas e uma área de descanso onde os clientes podem observar o processo de arranjo das flores.
Materiais e Tecnologia - Por meio de uma combinação de tijolos de vidro, vermelhos e peças de seção transversal trapezoidal com métodos de alvenaria escalonada, conseguimos obter a superfície curva da parede de tijolos, que dá uma sensação de coerência e fluidez tanto aos espaços internos quanto aos externos.
Para garantir o frescor das flores expostas, o projeto emprega uma parede dupla que cria um sistema de resfriamento por cavidades. O ar é canalizado através da cavidade para os vasos de flores individuais, onde elas são resfriadas precisamente por meio de orifícios de ar atrás desses vasos. A parte posterior da parede de flores é usada como um depósito refrigerado de baixa temperatura para armazenamento de longo prazo.