-
Arquitetos: Whittaker Parsons
- Área: 123 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:French + Tye
-
Fabricantes: E H Smith, MOSO, Sightline Aluminium Systems
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Corner Fold é um edifício urbano compacto cuidadosamente elaborado pelo escritório Whittaker Parsons para um casal no sul de Londres. Encaixada entre uma subestação ativa e um pequeno terraço vitoriano, a Casa Corner Fold aproveita ao máximo o terreno de 3,9 m de largura. Construída com um orçamento apertado dentro de um contexto logisticamente desafiador, Whittaker Parsons projetou economicamente esta casa compacta com momentos de generosidade espacial e material, utilizando cada centímetro do espaço.
Formando um suporte para o pequeno terraço, os arquitetos manipularam habilmente a forma da casa: seu parapeito é facetado, dobrando-se elegantemente na esquina, criando uma adição robusta e silenciosamente confiante à paisagem urbana. A escolha de tijolos vermelhos e faixas de concreto no local é uma homenagem aos terraços vitorianos que existem ao redor da casa.
Internamente, os espaços se desdobram, oferecendo um ambiente claro e calmo com vistas para o longe a partir do telhado verde da propriedade e com os jardins frondosos vizinhos ao Crystal Palace. A acomodação é dividida em três andares, compreendendo: uma sala de estar e banheiro no nível da entrada, um impressionante quarto principal no último andar com vistas amplas para o sul e uma cozinha-refeitório, banheiro-despensa e escritório subterrâneo / quarto de hóspedes localizado no andar térreo. Todos os espaços foram meticulosamente detalhados, aproveitando ao máximo os materiais disponíveis.
Uma escada de carvalho lindamente trabalhada está localizada na frente do edifício, servindo os quartos habitáveis voltados para o sul. A escada e a balaustradas foram detalhadas para criar uma sensação de movimento e energia, iluminadas naturalmente por grandes janelas voltadas para o norte. A parede de gesso curvo e seus recessos espelhados refletem a luz nos espaços. A alvenaria vazada na fachada frontal permite que a luz entre na escada sem deixar a casa exposta visualmente para os transeuntes na rua.
O térreo, que abriga a cozinha e o refeitório, é constituído por dois volumes. O primeiro volume abriga a cozinha, com piso de concreto polido, marcenaria revestida de bambu e uma bancada. O segundo volume maior acomoda uma área de estar abaixo das vigas de madeira expostas do teto e portas deslizantes adjacentes do chão ao teto que levam ao incrivelmente privado jardim do pátio rebaixado.
Métodos de construção tradicionais foram usados para manter os custos de construção baixos e garantir uma boa qualidade de construção. O jardim, o telhado verde e os espaços internos são de fácil manutenção, foi instalado um ponto de carregamento de carros elétricos e os elementos térmicos foram projetados para garantir o conforto do ocupante e minimizar os custos de funcionamento da propriedade.