-
Arquitetos: David Hong Architects
- Área: 3500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Studio Millspace
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se na periferia da cidade de Taichung. Como a maioria das áreas rurais de Taiwan, é densamente povoada por edifícios residenciais baixos e áreas agrícolas. No entanto, muito poucas áreas são reservadas para equipamentos públicos. O pedido do projeto consistia em uma biblioteca para a comunidade e um ginásio escolar, ao lado de uma escola primária existente. O desafio deste projeto é mais do que simplesmente colocar esses dois edifícios e programas em um local muito difícil, mas criar um senso de lugar através da expansão de camadas de atividades, condições naturais e ambientais. Como o terreno é muito longo e estreito, os edifícios devem ser distribuídos nas duas extremidades limites, criando uma praça comum no meio. A praça passa a ser o novo foco e também a nova entrada lateral da escola que a une ainda mais com a comunidade. Terraços ao ar livre, jardins suspensos e uma rampa que se projeta a partir desses dois edifícios tentam estender os limites da praça.
O local e a escola são separados por um canal de irrigação abandonado repleto de plantas aquáticas nativas e habitats e agora são usados para aulas de ciências da escola. Em vez de tratar o canal de irrigação como uma restrição do local, ele se tornou o estímulo para a forma da biblioteca, bem como para a paisagem ao seu redor. Agora o canal é expandido como um lago e circunda três lados da biblioteca. Serve como cerca para a escola sem interromper a continuação visual da paisagem.
Como o local é longo na direção norte-sul, os edifícios são amplamente expostos ao sol da tarde, que prejudica os livros da biblioteca. Portanto, as paredes a oeste são inclinadas em ângulo para permitir a abertura de frestas e têm janelas voltadas para o norte para aproveitar a luz solar indireta. Para combater o calor gerado pelo forte sol do oeste, os edifícios se beneficiam da construção de paredes duplas, já que as cavidades de ar atrás das paredes de tijolos atuam como uma camada de isolamento térmico. A luz que vem dessas janelas torna-se rosa ao refletir na parede de tijolos vermelhos durante o final da tarde e oferece uma sensação surreal de mudança de tempo.
A ideia da biblioteca é ser um recipiente neutro de livros, assim como o espaço e seu entorno. As superfícies de diferentes materiais no interior são todas pintadas de branco, para aumentar a abundância de luz solar natural, seu calor e cores em diferentes momentos. As texturas das superfícies desses materiais projetam sombras sutis e oferecem diferentes tons de branco para enriquecer a sensação de espaço. Ao entrar na biblioteca, as pessoas serão recebidas com uma vista suntuosa da paisagem externa no foyer, graças às grandes janelas voltadas para o norte em um dos lados. Do outro lado está um átrio central arejado que atua como um pivô para todos os espaços da biblioteca. A escada em forma de fita no átrio serpenteia três andares da biblioteca, direcionando ou sugerindo espaços além.
O piso térreo é servido como sala de estar comunitária e quarto infantil. Grandes janelas são colocadas ao lado de aquedutos naturalmente esculpidos agora ampliados. As luzes da manhã dançam através dos salgueiros ondulantes, enquanto o som da água fluindo pela paisagem pode ser ouvido pelos leitores. O segundo andar é dedicado à leitura. Todas as prateleiras abertas são mantidas abaixo de 110 cm para garantir uma visão desobstruída de todo o comprimento do espaço. Mesmo com sua abertura, diferentes bolsões de áreas de leitura são definidos por seus arredores imediatos, variando de sofás relaxantes ao lado de jardins de terraço ao ar livre a recantos de estudo tranquilos.
O terceiro andar contém uma sala de aula multiúso e uma seção para jovens adultos, que são os programas mais curiosos. Portanto, eles são colocados no topo, longe da leitura silenciosa abaixo. O telhado da seção de jovens adultos se eleva para permitir que a luz solar indireta do sul preencha o espaço. Como se pensa que a sequência espacial da biblioteca está prestes a terminar, as pessoas de repente descobrem que um grande jardim ao ar livre a espera. O jardim da cobertura é inclinado para que as pessoas só possam vislumbrar a paisagem de cima e além, encorajando os leitores a sair e descobrir mais, como deveríamos, no mar do conhecimento.