-
Arquitetos: Seferin Arquitetura
- Área: 445 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Cristiano Bauce
-
Fabricantes: Arkos, Atrio conceito, Bali House, Broilo Aquecimento, Collett Moveis, Complementi, Contemporanea Moveis, Deca, Esquadritec e Ezy Color, Globo Portas, Lohn Esquadrias, Lucianne Design, Mezari, Palimanan, Portobello, SABBIA, Saccaro, Selet Garopaba, Soniflex, Sonne, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno da residência, localizado na praia da Silveira, possui parcela como área de preservação permanente contendo até um curso d’água. A casa, por sua vez, está localizada na área do lote de maior cota quanto à altura. Inserção estratégica para possibilitar melhores visuais para a vista. Visando essa mesma estratégia, o pavimento térreo - que abriga toda área social – se abre para uma varanda que se volta - por toda extensão da fachada – para as visuais, tanto da área de preservação, quanto da praia. Fachada essa de orientação leste, possibilitando a paisagem do nascer do sol. Por consequência e relação de prioridade, as áreas de serviço estão na fachada de acesso, qual não possui visuais interessantes pois está voltada para a rua. No segundo pavimento o mesmo acontece em quase todos os dormitórios, estão predominantemente voltados para a paisagem e contam com a proteção solar de brises móveis, prestando esse amparo para quando se quer evitar o sol e a claridade.
O volume está configurado de forma única possuindo distinções quanto a materialidade e funcionalidade por pavimento. No térreo está revestido de pedra moledo (escolhida por representar a natureza local) e abriga a área social e de serviço. No segundo, por ser a área íntima e conter lugares de permanência que exigem proteção solar total, os brises oportunizam esse caráter único. Brises esses que estão emoldurados por concreto aparente, característica marcante da arquitetura contemporânea, com formas de paginação reguada, marcando mais uma vez a textura da madeira. A materialidede externa se repete internamente, a madeira aparece novamente no deck, no forro da varanda, no piso da área íntima, em painéis e na escolha dos mobiliários soltos, aquecendo os ambientes e oportunizando uma casa aconchegante. O concreto, com a mesma paginação das réguas, está aparente nas lajes e reforça a linguagem contemporânea. O volume da lareira revestido de pedra moledo reitera essa diretriz que busca uma linguagem única, tanto internamente quanto externamente.
A família adora esportes, como tênis e surf, por isso a casa conta com uma quadra pequena de tênis. Para contemplar o surf dentro da área de preservação contém uma trilha de percurso até a praia, pensando nessa facilidade de acesso, a casa possui um vestuário próprio para o surf. Com uma marcenaria projetada para armazenamento das pranchas e duchas de fácil acesso direto do deck. Ainda no deck, o guarda corpo que protege o desnível da casa possui duas funcionalidades, sendo uma delas como banco e o desenho com encosto garante maior proteção para as crianças. A cozinha é um grande espaço gourmet, com churrasqueira e demais eletrodomésticos funcionais, conectada com a área social de pé direito duplo e varanda. Pé direito duplo esse que oportuniza contato também com a sala de tv do mezanino. Toda essa espacialidade visa oportunizar espaços amplos de convivência da família, podendo receber amigos e familiares. Criar essa atmosfera de troca entre si e com a paisagem foram os principais condicionantes desde o início do lançamento do partido.