-
Arquitetos: Weber Arquitectos
- Área: 800 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sergio López
-
Fabricantes: David Pompa, Klinai, Kommerling, Vitelier, unique payet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de quatro volumes espalhados em um terreno cercado pela floresta Valle de Bravo cria uma casa que aposta no uso de materiais naturais com ênfase em volumes com linhas simples e limpas. Estes volumes são simples e sóbrios, criando um espaço atemporal e duradouro. Cada volume responde a um programa diferente, articulado através dos diferentes terraços e caminhos que compõem o projeto. A forma quadrada destes volumes abre-se através de aberturas que se repetem ritmicamente, seguindo uma modulação rigorosa que cria vistas para todas as direções da propriedade.
A principal característica do projeto é o uso de pedra para cercar os diferentes volumes que estão embutidos no solo. A pedra é cuidadosamente selecionada e moldada para se misturar com o ambiente natural, criando uma conexão despretensiosa e harmoniosa com o meio ambiente. No interior, a pedra retoma o espírito da casa, combinando com uma estrutura e pisos de madeira quentes, proporcionando uma sensação de contraste e equilíbrio. A estrutura define os diferentes espaços dentro da casa, proporcionando aconchego e textura ao todo. Para aproveitar ao máximo as vistas circundantes, os volumes de pedra são abertos e escalonados, criando diferentes espaços ao ar livre e permitindo a entrada de luz e ventilação naturais. Isso cria uma sensação de abertura e conexão com o exterior, mantendo uma sensação de privacidade e segurança.
O complexo é composto por uma casa, um barraco/estúdio privativo, 2 cabanas de hóspedes e a casa do vigia, além de contar com terraços dispostos em diferentes pontos do terreno, além de um lago formado com a água da chuva que recolhe a casa e nas encostas do terreno, que serve de armazém para rega.