-
Arquitetos: Ana Angrimani Arquitetura
- Área: 700 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Julia Ribeiro
-
Fabricantes: Atlas, Bali, Botteh e By Kamy, Carlos Motta, Cenario Paisagismo, Colormix, Dpot, Esteio, Florense, Lumini, OfficeLux, Pagliotto Pedras, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa de veraneio de 700 m², localizada em Guarujá, na praia do Iporanga. O desejo da família – um jovem casal e dois filhos pequenos – era uma residência de estilo “hippie chique”, moderna, com revestimentos naturais, móveis de design, mas sem deixar de lado o conceito despojado. Para tal, foi necessário realizar a remodelação total do layout, assim como a ampliação da área construída. Por estar situada em um território de preservação ambiental, o escritório lidou com alguns desafios durante a reforma. As aprovações do condomínio e do setor público, e as restrições para construir além do que já estava estabelecido na antiga casa que fora construída em uma estrutura convencional de concreto. Ao passar pela fase de demolição, foram encontradas interferências e diante disso, a necessidade em ajustar o projeto ao longo da obra.
As principais demandas eram uma sala ampla e desimpedida, integrada com a piscina, uma suíte master e inclusão de mais um dormitório. Na reforma, a antiga sala passou pelo processo de demolição, na qual o escritório fez uma cobertura em estrutura metálica pensando em ter menos pilares e elementos estruturais no novo no ambiente, o que trouxe amplitude e o pé direito mais alto. A área de serviço, que antes ocupava espaço “nobre”, transferiu-se para os antigos quartos, proporcionando a abertura da sala e integração com os ambientes sociais. A ampliação também possibilitou o aumento da suíte master e a inserção de mais um dormitório.
O térreo, que dá acesso direto ao jardim, e com a alteração em todas as aberturas contribuiu para melhorias no que antes era considerado um problema: a iluminação natural e a ventilação cruzada. Em sua distribuição, a casa se divide em dois pavimentos. O primeiro concentrado nas áreas social, lazer, serviço e quatro suítes no térreo. No segundo, encontram-se duas suítes – uma delas sendo a master.
Os destaques estão para cada ambiente: na sala, há o jardim de entrada, janelas altas, lareira, integração com a churrasqueira e piscina, e as portas que abrem totalmente criando uma “sala varanda”, visando a paisagem verde; na área de lazer, uma sauna revestida em pedra e a churrasqueira que pode ser integrada à sala ou não, sendo as portas de correr responsáveis pela união dos espaços; a piscina se camufla com a vegetação; na sala de TV, o painel e forro de madeira trouxeram aconchego; os dormitórios são minimalistas, com poucas elementos, mas com grandes aberturas voltadas para o jardim; a suíte master possui a área da cama, sala de TV, escritório, closet, varanda, todos em um único ambiente, sendo um local para que o casal tenha privacidade quando a casa estiver em ocupação máxima. No conjunto, a madeira cumaru e a pedra são os revestimentos predominantes, em concordância a uma paleta de tons claros.
Além das características arquitetônicas, há presença de arte. Na escolha de peças, designers brasileiros presenciam a decoração da casa. Nomes como Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Carlos Motta, Claudia Moreira Salles, e o quadro na sala de jantar de Aldemir Martins.