-
Arquitetos: PSA Studio
- Área: 183 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mario Wibowo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma área total de terreno de 300 m2, o proprietário necessita apenas de metade para as principais atividades da casa, enquanto o restante é planejado para áreas de lazer familiar, como esportes, confraternizações e jogos. O primeiro andar é alongado para o lado direito do terreno. Inicialmente, o volume do segundo andar foi posicionada da mesma forma que a do primeiro andar, mas queríamos "brincar" com o volume, girando-o 90 graus para que ficasse transversal ao terreno.
Este arranjo abre novas possibilidades, como a criação de uma grande área de terraço no primeiro andar e a criação de espaços adicionais no segundo andar como espaço de trabalho e varanda, que complementam as instalações de recreação familiar na forma de ambientes externos e semi-internos. Para manter a privacidade da família, o portão principal é bastante alto com material maciço conectado à cobertura da garagem.
O conceito tropical é aplicado de forma diferente nesta casa, inclinando a fachada da parede e limitando a largura das aberturas para proteger da chuva e da luz solar direta. O tijolo é o material dominante, não apenas como uma segunda pele, mas literalmente como um material de divisão de ambientes. As colunas de concreto estão escondidas entre duas camadas de tijolos, frontal e posterior. Os espaços entre as camadas de tijolos acomodam a necessidade de instalações elétricas.
Cada cômodo desta casa é planejado com o maior cuidado possível de acordo com as necessidades do proprietário, que quer tudo no tamanho certo, mas acomodando todas as suas necessidades. A área da escada e o quarto das crianças usam apenas tábuas como divisórias de ambiente, misturando-se como elementos de mobiliário. Quase todos os cantos da casa são usados como armazenamento para manter a casa arrumada.