-
Arquitetos: Civil Architecture
- Área: 2400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu, Ali Ismail Karimi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A instalação foi encomendada pela Diriyah Biennale Foundation para a Islamic Arts Biennale 2023. Tradicionalmente, os pátios das mesquitas tinham um relógio de sol que indicava a hora das cinco orações diárias, e as mesquitas serviam como espaços onde o público em geral podia alinhar seu senso de tempo com o movimento dos corpos celestiais.
Inspirados na arquitetura do Terminal Hajj, Hamed Bukhamseen (b. 1991, Cidade do Kuwait, Kuwait) e Ali Ismail Karimi (b. 1989, Manama, Bahrein), os fundadores da Civil Architecture reimaginaram o relógio de sol. A abertura redonda (oculus) em cada unidade do dossel do terminal, que limita a quantidade de luz solar direta que passa para o espaço abaixo, atua como um relógio de sol invertido.
A instalação, por sua vez, rastreia o movimento de um feixe de luz solar em vez de uma sombra projetada. Este raio de sol passa sobre linhas no solo correspondentes às horas, meses e estações, bem como objetos escultóricos que indicam momentos significativos na história islâmica e se referem ao programa público da Bienal. Nosso sentido do movimento do sol e a cor do céu fornecem uma indicação geral da hora, em contraste com a noção abstrata de tempo criada pelos relógios digitais.