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Arquitetos: Marta Maccaglia, Semillas
- Área: 134 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Eleazar Cuadros
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Fabricantes: Cemento INKA, Klar, Makrosun
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Laboratório de Tecnologia e Meio Ambiente Mencoriari está localizado na comunidade nativa de Mencoriari, na selva central do Peru. O projeto busca gerar um espaço educacional complementar às salas de aula tradicionais por meio de uma proposta de ateliê-aula: um espaço de resgate dos saberes milenares sobre as plantas e a floresta. Os beneficiários e protagonistas do projeto são 58 alunos e as 67 famílias da comunidade, além de 3 das comunidades do entorno. A proposta vincula o espaço arquitetônico ao espaço pedagógico com o objetivo de promover ambientes adaptados ao local que promovam o ensino orientado à valorização da riqueza ambiental e cultural da selva e gerar acessibilidade às ofertas de emprego locais.
O processo de concepção, projeto e construção foi desenvolvido por meio de oficinas participativas com os alunos e suas famílias. As oficinas de diagnóstico permitiram conhecer o meio ambiente, as atividades da comunidade e suas necessidades. Da mesma forma, permitiram definir o papel da nova infraestrutura na comunidade como um espaço multiuso de caráter público e produtivo. O conceito, o objetivo e os sonhos da comunidade estão refletidos na proposta arquitetônica e programática: um espaço educacional para secagem de plantas medicinais e raízes e uma "sala de aula aberta" onde são investigadas e estudadas questões de medicina natural, agricultura e silvicultura. Ambos os espaços divididos por um depósito/escritório. Além disso, foi desenvolvida a ampliação dos serviços higiênicos e a construção de um banheiro com acessibilidade universal. O módulo assume a aparência de um galpão e está localizado no lado sudoeste do lote, em frente à floresta e ao vale. O volume, em sua forma, segue a silhueta da montanha e através de suas aberturas emoldura a floresta. Aplica-se um piso de cimento queimado e uma estrutura inteiramente de madeira, revestida em algumas partes com chapas transparentes de polipropileno nas paredes e cobertura de placas termo-acústicas. Na parte central cria-se um volume de tijolos de barro e todas as suas superfícies e utensílios têm uma finalidade pedagógica. O volume do lado direito, voltado para as salas de aula da escola, desenvolve-se como uma “sala de aula aberta”, uma praça coberta que enquadra os seus acessos através de bancadas que delimitam a edificação e criam um espaço de encontro. Um grande quadro-negro é posicionado na parede e pode ser usado para projeções.
O espaço central, que é o bloco de tijolos de barro, abriga um depósito e um escritório. Isso gera dois corredores de distribuição nas laterais onde podem ser pendurados infográficos e murais. Do lado esquerdo, na sala de aula/laboratório de secagem, a mesma estrutura de vigas de madeira serve como suporte para pendurar plantas e raízes. Sendo um local de secagem e convívio, o espaço tem a possibilidade de abrir a sua grande porta para permitir a ventilação, diminuir a temperatura interior e conectar-se ao espaço exterior. Assim, o laboratório assume o aspecto de uma estufa, que ganha vida e cor com a sua utilização. Este ambiente é limitado ao restante dos espaços por uma grande pia de cimento com uma mesa de trabalho que contém um sistema de captação de água da chuva (sistema CASA [Cidades Amazônicas Autossustentáveis]) para irrigação e lavagem de pisos. A sala de aula/galpão assume um papel educativo para todos da comunidade Mencoriari, um centro de pesquisas florestais, um espaço de encontro entre gerações, entre os sábios da comunidade e os alunos, e um espaço de acolhimento aos turistas. O projeto celebra o encontro dos antigos saberes locais com a pedagogia contemporânea, um espaço de produção de patrimônio imaterial para a preservação ambiental e cultural.