Galeria A Gentil Carioca / Canoa Arquitetura

Galeria A Gentil Carioca / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Manuel Sá

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São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Canoa Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cristiane Rodrigues Pedras Decorativas, Deca, Edymax Marcenaria, Fernando Jaeger, InterLight, Marilena G., RDS Esquadrias, Suvinil, Tramontina
  • Arquiteto Líder: Mario Moura
  • Arquitetos Responsáveis: Mario Moura e Victor Gurgel
  • Colaboradora: Priscilla Wazima
  • Estrutura: LL Estruturas – Eng. Boris Cabrera
  • Luminotécnica: Anna Turra
  • Paisagismo: Oficina2mais Paisagismo – Carolina Leonelli e Gabriela Tamari
  • Execução: J.A Empreiteira
  • Gerenciamento De Obra: Canoa Arquitetura
  • Piso Microcimento: Rosferr Engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Em fevereiro de 2021 a galeria de arte A Gentil Carioca decidiu expandir seu espaço expositivo para além do renomado casarão histórico na região do Saara no Rio de Janeiro, levando suas obras de arte também para a capital Paulista.

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Para isso, escolheu um imóvel situado em uma simpática vila composta por residências e comércio de abrangência local, próxima ao cemitério da Consolação. A relação franca do espaço térreo com a via pública, assim como a vitalidade despretensiosa da vizinhança foram de encontro à tradição irreverente e festiva da galeria.

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Por se tratar de um imóvel alugado, situado num conjunto arquitetônico tombado pelo Conpresp, Canoa Arquitetura teve como desafio propor uma intervenção de custo controlado, focada principalmente nas áreas internas. O imóvel abrigara uma agência de comunicação e se caracterizava pela intensa compartimentação em ambientes de pequenas dimensões, pouco iluminados devido à inexistência de recuos laterais e à ocupação parcial do pátio central, que cedera lugar a um sanitário e uma copa. Como agravante, o sistema construtivo da edificação de dois pavimentos baseava-se na alvenaria de tijolos cerâmicos maciços portantes, o que conferia função estrutural à maioria das divisórias.

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Planta - Proposta

A abordagem do projeto se deu por duas vias principais. A demolição significativa de paredes internas aliada ao uso de reforços em perfis ‘I’ de aço permitiu a criação de espaços expositivos mais amplos e flexíveis. De modo a evitar concentração de cargas e a consequente necessidade de se executar novas fundações, optou-se por preservar trechos estrategicamente posicionados de alvenarias, restringindo os vãos abertos e transferindo as cargas das vigas metálicas de reforço para as paredes existentes. Estes segmentos remanescentes de parede escancararam as demolições realizadas, expondo topos irregulares de tijolo aparente, e instigam o visitante a apreender a estrutura da casa e sua história.

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Ainda, a desobstrução do pátio, de forma a restituir sua configuração original, foi operação determinante. Além de melhorar as condições de iluminação e ventilação naturais, oferece a oportunidade de extensão do espaço expositivo. As soluções de projeto reforçam essa concepção.

Os fechamentos de vidro temperado transparente com abertura tipo sanfona garantem a continuidade visual entre dentro e fora e permitem abrir integralmente as quatro passagens do interior para o exterior. Os vidros dispensam requadros e seu custo mostrou-se bastante acessível por ser um modelo de esquadria muito usado no fechamento de varandas residenciais

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O piso de microcimento cor terracota remete à matéria vital terra. Sua cor foi criteriosamente escolhida para que estabelecesse uma relação de continuidade com o seixo de arenito rosa que permeia o pátio externo. A escolha do microcimento se deve à rapidez e à economia com que o piso pode ser executado, sem a necessidade de sequer demolir os pisos pré-existentes.

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Na divisa nordeste, junto da escada de acesso ao vizinho superior, foram posicionados um depósito e um trainel composto por quatro folhas de correr com largura de  3,00m e 2,45m de altura. Tal equipamento aumentou significativamente a capacidade de armazenamento e apresentação de obras de arte.

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Já os programas de apoio à galeria, como sanitário, copa, biblioteca e apoio administrativo foram acomodados numa faixa de aproximadamente 1,20m junto à parede do fundo do imóvel. A mesa de trabalho da equipe foi tratada como um elemento móvel, que poderia se deslocar pela galeria em função de cada projeto expográfico.

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Corte longitudinal

O projeto luminotécnico teve como premissa a simplicidade: três linhas longitudinais de perfilados correm paralelamente e se conectam por meio de eletrodutos aparentes fixados sob a laje do teto. Sob o perfilado foram dispostas lâmpadas fluorescentes tubulares e alguns refletores direcionáveis, que podem ser facilmente reposicionados em função de cada projeto expográfico. Na área externa, o destaque do projeto paisagístico se deu no plantio de um cupuaçuzeiro, árvore nativa e bem adaptada às condições de insolação do local.

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Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

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Sobre este escritório
Cita: "Galeria A Gentil Carioca / Canoa Arquitetura" 01 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997194/galeria-a-gentil-carioca-canoa-arquitetura> ISSN 0719-8906

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