-
Arquitetos: LRO GmbH & Co. KG Freie Architekten BDA
- Área: 6 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Roland Halbe
-
Fabricantes: Bamberger Natursteinwerk Hermann Graser GmbH, Theis-Böger
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Histórico de Frankfurt é uma das instituições mais antigas do gênero. O edifício está localizado no centro da cidade, no Römerberg, próximo ao rio Main. Até 2010, o museu estava hospedado em um conjunto de edifícios históricos e em um prédio anexo dos anos 1970, feito de concreto armado. Este edifício tornou-se inadequado para uso devido a problemas técnicos relacionados à proteção contra incêndios, rotas de fuga e contaminação por substâncias nocivas.
Por esta razão, a cidade realizou um concurso para um novo prédio com dois objetivos principais: melhorar o espaço na situação urbana geral e atender aos requisitos do museu especificados. Após a conclusão, o novo prédio de exposições e os edifícios históricos existentes constituirão uma única entidade.
Como primeiro passo, os edifícios antigos foram reformados pelo escritório de Diezinger e Kramer, a fim de acomodar as operações do museu até a conclusão do novo volume suplementar.
A extensão cria uma praça urbana entre os edifícios existentes e os espaços de exposição adicionais, delimitada em seus lados curtos pelo chamado Stauferbau e, no outro extremo, por um dos poucos edifícios de enxaimel, o "Haus Wertheym", que foi poupado da destruição durante a guerra. Abaixo desta praça está o nível de circulação, um saguão inferior, que dá acesso aos níveis de exposição em quatro pavimentos. Uma característica especial do edifício é seu telhado, composto por duas coberturas de águas contíguas unidas longitudinalmente. A fachada é revestida com arenito vermelho, um material de construção histórico comum da região.