-
Arquitetos: 1+1>2 Architects
- Área: 180 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Trieu Chien, Son Vu
-
Fabricantes: Daikin, Dulux, Rang Dong group, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em Trai Lang Village, Vietnã, com uma área total de 1,7 hectares, cercada por um lago no sul e sudoeste. No local existem 38 árvores de jaca e 13 árvores de pomelo, que são típicas das áreas rurais no norte do Vietnã.
A ideia principal do projeto é a casa de meditação: um espaço comunitário localizado no centro. As unidades residenciais estão espalhadas pelo centro e naturalmente situadas em meio aos pés de jaca e árvores de pomelo, aproveitando ao máximo suas sombras. De acordo com a topografia, as plataformas da casa são elevadas para evitar a umidade, além de garantir a drenagem natural da superfície. Cada volume é uma experiência agradável, maximizando a simbiose com a vegetação e a topografia local.
O projeto identifica uma forma única de hospitalidade, nos quais os hóspedes experimentam morar com agricultores locais em uma variedade de gêneros habitacionais: casas geminadas, casas semi-geminadas, etc. Aplicando o modelo agrícola, com uma horta, árvores de jaca e outras frutíferas, criação de peixes e fazenda de gado, os produtos alimentares orgânicos são fornecidos diariamente. Os espaços de apoio abrigam comodidades diversificadas: cozinha comunitária, piscina, SPA, banho tradicional de ervas, sala de meditação, ateliê para artistas, ... fomento da cultura vernacular, o que permite aos hóspedes se misturarem ao espaço dos artistas e contribuir para melhorar a renda e padrões de vida da população local.
O projeto enfatiza um senso de comunidade dentro da vila e se conecta facilmente às comunidades vizinhas por rotas alternativas com modalidades como ciclismo e remo.
O envoltório dos volumes usa materiais locais e amigáveis: tijolos de adobe e um amplo teto de palha que sombreia e controla a radiação solar com eficiência. Cada edificação tem sua própria fossa séptica biológica de 5 câmaras e a filtração de águas residuais é posicionada no final da direção do vento.
Este projeto deseja criar um ambiente simples, pacífico e amigável para os hóspedes, evocando uma nova imagem da vida rural vietnamita e aprimorando a vida dos moradores da região, procurando ainda promover valores culturais locais no contexto de explosão urbana e crescimento do mercado imobiliário.
Jackfruit Village - 1+1> 2
Vila tolerante: (1) Tolerância à natureza (plantas, animais, ecossistema, etc); (2) Tolerância à criatura (os humanos interagem entre si); (3) Seja tolerante consigo mesmo (a população local e os hóspedes podem encontrar a si mesmos).