-
Arquitetos: Studio Arthur Casas
- Área: 947 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Construflama, Core, Deca, Diamond, Docol, Herança Cultural, Marvelar, Mekal, Micasa, N.didini, Neobambu, Oficina do Mar, Pedras Bellas Artes, Studio Objeto, Unibox, Uniflex, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebida em um terreno com vista para o mar em meio à Mata Atlântica, essa residência foi planejada de modo que parecesse planar sobre a vegetação, posicionando se como um amplo mirante do oceano. Para executar tal ideia, foram utilizadas aletas metálicas revestidas em madeira com 4 metros de altura e apoiadas em uma estrutura metálica em “L”, fixada nas vigas de concreto na fachada.
Paralelamente, foi preciso organizar o programa de maneira que os quartos se situassem no pavimento inferior, com grandes janelas e sacadas debruçadas sobre a mata . Dispostos em dois subníveis, o primeiro deles abriga suíte de hóspedes e escritório, enquanto o segundo foi reservado às demais suítes. Sob essa área, concentram se os ambientes de bem estar e relaxamento, como spa, sauna e academia.
No pavimento interme diário, instalado na altura das copas das árvores, a área social com living integrado à área gourmet e terraço com piscina reforça a sensação de imersão na natureza. Já o pavimento superior abriga a varanda desenhada para proporcionar uma vista de 180 grau s do mar e o sopro da brisa que combina maresia ao frescor da vegetação.
Pedras naturais, incluindo todo o revestimento irregular da fachada, e a madeira compõem uma materialidade em harmonia com a paisagem onde se insere e, ao mesmo tempo, um contraponto ao maciço verde circundante. Nos interiores, a maior parte do mobiliário leva assinatura de Arthur Casas, como o sofá fusca, a escrivaninha quilombo e a mesa de centro square.