-
Arquitetos: Skarn Chaiyawat
- Área: 1100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:DOF Sky|Ground
-
Fabricantes: Alumet, COTTO, Lysaught, TGSG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nextech é uma empresa prestadora de serviços de infraestrutura de Tecnologia da Informação e soluções de armazenamento de dados. Seu antigo escritório ficava no coração do distrito comercial de Bangkok e, após um longo período pagando altos preços de aluguel em um prédio de escritórios, eles decidiram que era hora de construir sua própria sede. Em um tempo em que as indústrias de tecnologia são líderes na mudança para um ambiente de trabalho sem papel, o trabalho online e o armazenamento em nuvem provaram que o trabalho pode ser feito de qualquer lugar. Este novo conceito é um desafio para a arquitetura e para a utilização de espaços de escritórios tradicionais.
A nova sede está situada em um terreno de 400 metros quadrados, dentro de um pequeno soi, perto da estação Punnawhiti BTS. Com alguma distância do centro de Bangkok, os códigos de construção limitam a altura máxima a 15 metros. As plantas baixas são maximizadas, mas não por razões convencionais. O edifício está dividido em dois volumes: espaços de escritórios e núcleo de serviços. Separando-se entre os dois está uma passarela que percorre todo o edifício, permitindo a entrada de luz e ventilação naturais. Isso cria uma atmosfera agradável em espaços ao ar livre que não apenas recebem os visitantes antes de entrar no escritório, mas também oferecem áreas para pequenas pausas entre o horário de trabalho ou conversas casuais. A passarela também atua como um espaço que divide arquitetonicamente o edifício, conecta trabalhadores de diferentes andares e quebra a rigidez normalmente encontrada em blocos de escritórios padrão. Outro elemento-chave que cria passivamente conforto no edifício é a colocação do núcleo de serviço, estrategicamente orientado para o sul para fornecer um amortecedor da luz solar direta. Isso também mantém o calor excessivo longe do principal espaço ocupado do edifício.
No interior, o do segundo ao quinto andar, são oferecidos espaços flexíveis em planta aberta para vários usos. Os espaços comportam diversas atividades para atender à necessidade de um ambiente de trabalho moderno, onde mesas individuais não ditam mais o piso inteiro. O espaço multifuncional pode acomodar workshops, eventos e mudanças no futuro. Além da flexibilidade, o principal elemento arquitetônico do espaço do escritório é o pé-direito duplo. Sacrificando metade da área útil no 3º e 5º andares, o teto alto cria uma atmosfera luminosa e arejada, aproveitando ao máximo a luz natural. A dinâmica entre pé-direito baixo e alto oferece uma agradável mudança de escala, bem como espaços para diferentes funções. Onde a privacidade e o espaço fechado são necessários, os quartos são colocados entre os espaços com pé-direito mais baixo, enquanto as áreas multifuncionais e lounge podem aproveitar ao máximo os espaços com pé-direito mais alto. As unidades de ar-condicionado são cuidadosamente colocadas no local mais eficaz, evitando qualquer interrupção na abertura do espaço. Móveis embutidos com grade de ventilação foram cuidadosamente elaborados para ocultar as unidades AC para obter qualidade estética e permitir uma manutenção conveniente.
Externamente, chapas de metal envolvem o edifício em quase todas as áreas da parede externa, especialmente ao redor do núcleo de serviço. Não apenas mantém o equilíbrio da temperatura interna, mas também fornece um toque estético que resiste às intempéries e requer manutenção mínima. A qualidade da superfície e as arestas verticais das juntas verticais criam padrões que se unem aos outros dois elementos exteriores do edifício. No lado leste, os canais U-Glass bloqueavam as vistas indesejadas dos blocos de apartamentos próximos, ao mesmo tempo em que permitiam luz no edifício. No lado oeste, telas de malha de aço inoxidável protegem da luz solar direta e proporcionam uma agradável vista para o exterior.