-
Arquitetos: Sanuki Daisuke architects
- Área: 1875 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este hotel está localizado em Ben Tre, uma cidade suburbana a cerca de 80 quilômetros a sudoeste de Ho Chi Minh, Vietnã. Ben Tre é uma das províncias que compõem o Delta do Mekong, uma área caracterizada por férteis arrozais e ricas florestas de coqueiros. O projeto é um hotel boutique de cerca de 30 quartos, voltado para turistas e grupos que visitam o Delta do Mekong. O cliente queria que o hotel fosse de baixo custo e o mais aberto e natural possível. O terreno é longo e estreito, com 28m de largura e 128m de profundidade e, embora esteja localizado ao longo de uma rodovia, oferece um vislumbre das belas florestas de coqueiros de Ben Tre à medida que se aprofunda no local.
No entanto, o edifício acabou sendo muito longo e estreito devido a necessidade de fornecer um caminho para veículos de emergência, resultando em uma circulação muito alongada. Com isso, acreditávamos que o ponto chave do projeto era convidar os hóspedes a explorar a parte posterior do edifício, sem entediá-los. A ideia do hotel é de um "Design de Experiência". Neste projeto, estudamos como projetar um hotel único para Ben Tre, onde as pessoas possam vivenciar a riqueza da natureza apesar das desvantagens do local.
Sequência para sentir a rica natureza do Delta do Mekong. Devido à forma extremamente longa e estreita do terreno, foi necessário criar um corredor. Isso significava que os hóspedes teriam que caminhar uma longa distância desde a entrada do lado da rua até a parte de trás da propriedade. Portanto, projetamos os quartos não em linha reta, mas em ângulos diferentes do terreno, para que todo o edifício tivesse uma forma de ziguezague. A estrutura é composta por cinco grupos de quartos e um corredor entre si. A posição do corredor e dos quartos é alterada nas junções. Essa disposição também gera uma melhor visão do entorno, criando uma sequência que não é um longo corredor cansativo, mas um percurso diversificado e tortuoso, permitindo que os visitantes desfrutem de uma variedade de cenários.
A parte inclinada e recuada do edifício é um jardim repleto de palmeiras e árvores tropicais e, à medida que os visitantes caminham pelo térreo, outros jardins aparecem em cada esquina, junto com a entrada, o restaurante e outras áreas comuns de desenho aberto. Dessa forma, pretendeu-se obter uma visão significativa da paisagem e do magnífico coqueiral por meio de corredores e arranjos de escadarias nos pavimentos superiores.
Tijolos de terracota: materiais artesanais produzidos na região. Na área do Delta do Mekong, tijolos não esmaltados são produzidos em muitas fábricas; esses tipos de tijolos artesanais são cozidos em uma fábrica de tijolos nos subúrbios e usados para a fachada externa do projeto. Cada tijolo é feito à mão, de modo que as cores não são homogêneas, o que cria uma aparência aconchegante a qual não pode ser encontrada em produtos prontos feitos em grande escala. Em particular, as paredes externas dos corredores do segundo e terceiro andar e dos quartos, que compõem a fachada do hotel, são compostas por um padrão de tijolos com vãos entre si, que servem como sombras e telas as quais permitem a passagem de uma luz impressionante, mudando com tempo.
Este material único do Delta do Mekong e o contraste com a vegetação tornam o hotel marcante. Nossa proposta é fazer deste hotel uma "porta de entrada para a natureza de Ben Tre". Os visitantes poderão experimentar uma variedade de cenas através da circulação característica do edifício. Projetamos um hotel onde a natureza de Ben Tre é experienciada com uma agradável brisa ao ar livre e uma bela luz solar que muda com o tempo.