-
Arquitetos: Marta Maccaglia, Semillas
- Área: 980 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:© Eleazar Cuadros
-
Fabricantes: Asociación de productores bambú, Rio Marañon, Hidrotek Latino S.A.C, classic duo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na floresta do norte do Peru, na fronteira com o Equador, e consiste na reconstrução de uma escola primária e secundária que recebe mais de 150 alunos da zona rural da província de San Ignacio.
A escola foi fundada em 1973 por vontade da comunidade. As primeiras salas de aula em madeira e adobe foram construídas graças ao trabalho dos pais que, ano após ano, têm melhorado a infra-estrutura com os meios à disposição. A escola sofreu vários terremotos ao longo dos anos e em 2019 foi ordenada a sua demolição sem possibilidade de reconstrução. Nasceu o projeto da nova escola primária e secundária para El Huabo, um projeto realizado de 2019 a 2022, enfrentando as dificuldades da pandemia.
A proposta consiste em dois blocos de sala de aula e um bloco multiuso. O primeiro bloco contém 3 salas de aula para a escola primária, sala dos professores e banheiros; o segundo bloco consiste em 5 salas de aula. O modelo de sala proposto é conectado por grandes divisórias com os espaços externos e os corredores são implementados com bancos e paredes de exposição para incentivar seu uso e incitar encontros. O módulo multiuso fica localizado entre os dois blocos de salas de aula e suas portas completamente abertas conectam o espaço interno com os jardins pedagógicos. O projeto resulta em um sistema de volumes entre os jardins. Além disso, uma fazenda educacional, um espaço para aprender sobre o cultivo de café, foi implementada no espaço externo.
Os blocos são feitos de concreto armado e tijolos de cimento, e a cobertura é feita de metal e calamina ecológica (chapas onduladas de fibra vegetal 100% à prova d'água). Os corredores receberam painéis com estrutura metálica e canas de bambu. As portas e os móveis são feitos de madeira.
O processo de projeto e construção foi realizado com a participação da comunidade e dos estudantes. Na antiga escola foi equipada uma oficina de carpintaria na qual os alunos construíram móveis escolares durante as horas de EPT (Educação para o Trabalho), um curso já incluído no currículo escolar. Graças à cooperação da Agência Agrária de San Ignacio, oficinas de paisagismo foram desenvolvidas e jardins foram implementados. Finalmente, a fazenda de café educacional foi construída graças à cooperação da empresa Volcafe (uma empresa dedicada ao treinamento técnico em cultivo e comercialização de café).
Todas estas ações permitiram criar projetos educacionais paralelos à construção da escola. Uma "escola viva", cujos beneficiários foram os produtores da escola.