-
Arquitetos: Spaces Architects@ka
- Área: 1393 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Bharat Aggarwal
-
Fabricantes: ART N GLASS, AutoDesk, Bharat Flooring Tiles, Fan Studio, Fenesta, Hands Carpets, Havells, Kohler, Norisys, Orikrit, Otis, Sandhya Lights, Trimble Navigation
(Concreto + Arte)
A residência é um intrincado jogo de forma e função que teve início na vontade do cliente de criar um lar para três gerações de sua família. O pedido do cliente era simples e humilde; uma residência de concreto onde todos os espaços permanecessem interconectados como uma família, mas também incorporassem a apreciação do cliente pela arte e design. O projeto é conceituado como uma casa voltada para dentro, onde a planta se abre no centro com pátio de pé-direito triplo em uma extensa exploração entre concreto e arte.
O piso térreo é projetado espacialmente para acomodar grandes áreas sociais com um recorte que se transforma entre os andares, fornecendo elementos verdes e uma conexão visual entre todos os espaços. As varandas não fornecem apenas acesso às vistas para o exterior, mas também integram escapes externos como elementos dos interiores. As árvores pré-existentes ao redor do terreno são usadas para manter um nível de privacidade, mas ao mesmo tempo fornecer um frescor de verde aos espaços internos. Os dois níveis superiores fornecem um maior nível de privacidade para todos os cômodos familiares com quartos projetados exclusivamente para os membros da família. A varanda de pé-direito duplo com suas telas dá outra dimensão ao piso. O nível do terraço é mantido como um piso recreativo completo com comodidades como jacuzzi, salões, áreas de estar abertas e outros.
Em toda a casa, o concreto é o principal elemento e material utilizado, servindo tanto como tela quanto como arte. Desde a adição de pigmentos ousados ao material até texturas uniformes na superfície, a versatilidade do concreto é claramente visível em cada escolha projetual feita. Mesmo os móveis, obras de arte e iluminação são cuidadosamente projetados para acentuar a experiência espacial.
A residência gira em torno do verde não apenas em sua estética por meio dos elementos de projeto, mas também na sua operação e funcionalidade. Desde o uso de painéis solares no telhado até um sistema de captação de água da chuva, tudo não apenas atende às necessidades diárias de seus habitantes, mas também ajuda o meio ambiente a prosperar.
A fachada frontal proporciona uma imagem fiel dos seus interiores, com jali (tela de pedra esculpida perfurada ou reticulada) e recorte circular, criando um exterior interativo que desperta uma pitada de curiosidade em todos os transeuntes. Conceitos arquitetônicos bem conhecidos como minimalismo, brutalismo e modernismo são reinterpretados e amalgamados em um projeto que quebra a norma dos projetos residenciais na cidade para criar um edifício que fala por si mesmo, mas continua sendo uma casa particular para uma família.