-
Arquitetos: Antonio Abrão Arquitetura
- Área: 1000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:João Vitor Sarturi
-
Fabricantes: Fitz Roy, METALCO, Moving Play, Paradome, Rubber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando a criança é livre para escolher com o que quer brincar, seu desenvolvimento acontece de forma mais fácil e natural, construindo gradativamente suas histórias, sua percepção de mundo e seu pensamento crítico.
O Playground Barigui é um espaço que busca respeitar o que é tão precioso para a criança: o tempo do brincar, incentivando a distância das telas, a autonomia, liberdade e especialmente o convívio em espaços públicos, ajudando a promover o fortalecimento da confiança no próximo e do senso de comunidade.
O equipamento público é um presente do Grupo Positivo às famílias da cidade, em celebração ao seu aniversário de 50 anos dedicados ao ensino e a educação. Localizado em um dos principais parques de Curitiba, o Parque Barigui, que recebe cerca de 500 mil visitantes ano, sua localização ressalta uma das características necessárias para um melhor desenvolvimento da criança: a conexão com a natureza.
A área é delimitada e oferece segurança e proteção para os pequenos, ao mesmo tempo em que se integra à paisagem natural do parque, com belas visuais para o bosque nativo e o lago.
São diversos tipos de brinquedos, sendo alguns inclusivos, pensados para que as crianças possam desfrutar e interagir de forma igual. A seleção dos equipamentos procura oferecer diversidade e opções de brincar para todas as idades, com equipamentos que estimulam o movimento, o equilíbrio, a ludicidade, o desafio, a aventura e a interação.
O desenho em piso emborrachado traz conforto e cores devidamente estruturadas para guiar os usuários dentro do espaço, setorizando as várias opções de brincar. A cor azul escuro do piso direciona o “fluxo” das crianças desde os acessos até os brinquedos; o azul claro define as áreas de “respiro” e estar; e os “spots” laranja destacam os pontos onde estão os principais brinquedos, como circuito sinuoso de cordas, floresta de troncos, geodésia, gira-gira, gangorra e balanço.
Com mais de mil metros quadrados, a proposta oferece um espaço multicolorido e visualmente estimulante, buscando incentivar a interação e permitindo dessa forma o conhecimento do eu, do outro e do nós, sendo, portanto, instrumento para o bem-estar mental e físico das crianças.