-
Arquitetos: ARCHIKON ARCHITECTS
- Área: 1962 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Balázs Danyi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal motivação por trás da realização deste projeto foi melhorar a habitabilidade e a qualidade de vida no bairro, aumentando a presença de elementos ambiental e ecologicamente significativos na região. O parque está localizado em um terreno pós-industrial único entre o bloco residencial pré-fabricado de Vizafogo e os novos prédios de escritórios da Agora.
Embora a desindustrialização da região tenha começado no final do século XX com projetos como o bloco residencial socialista Vizafogo, e continuado na década de 2000 com grandes empreendimentos, como o complexo de escritórios Agora, o antigo local das ferrovias industriais permanece vago até hoje.
A prefeitura, incentivada pela comunidade local, alterou o zoneamento da região, permitindo a concretização do Parque Vizafogo. O parque é uma combinação de características únicas que atendem a várias atividades recreativas. Seu atributo organizador central é um lago de formato assimétrico, que possui uma capacidade ecologicamente auto-limpante graças à biodiversidade vegetal espalhada ao longo de sua margem, e também tem a capacidade de melhorar o microclima local.
O pavilhão encontrou seu lugar em um píer leve que chegava ao lago. A cobertura em formato de dente de serra e a compacta cafeteria de madeira abaixo dela conferem ao pavilhão um caráter distinto, diferenciando-o de seus arredores mais robustos.
A aspiração de criar um parque que beneficie tanto a ecologia local como a comunidade foi também transportada para o desenho do Pavilhão Vizafogo, onde tanto a materialidade quanto a tecnologia construtiva, desempenharam um papel importante no posicionamento do volume como uma extensão da ideologia sustentável do parque.