-
Arquitetos: G+ Architects
- Área: 1200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Quang Tran
-
Fabricantes: Ha Tien, TUILDONAI, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nấm foi construída em um jardim pré-existente. O terreno está localizado em uma área residencial nova e em rápido crescimento, perto do parque industrial Amata Bien Hoa, Vietnã.
O primeiro passo da equipe de arquitetos ao assumir o projeto foi medir e conferir a localização e atributos de cada planta existente no jardim. A equipe tentou não mover ou afetar as grandes árvores. Portanto, com base na sua densidade e localização, foram implantados os volumes cilíndricos. Cada bloco tem uma função no café: depósito, cozinha, banheiro, o bloco de construção principal (escavado em comparação ao restante) e os pequenos blocos flexíveis que podem ser alterados dependendo das necessidades dos visitantes (reunião, trabalho, oficinas...). Os volumes podem ser expandidos, possivelmente em materiais diferentes, se o proprietário precisar de mais espaço.
Os arquitetos sugeriram vários métodos de acessibilidade para os visitantes: O primeiro foi criar um açude e um canal conectando todos os blocos disponíveis para guiar o caminho. O segundo foi conectar todas as estruturas usando múltiplas formas de escadas para gerar uma experiência contínua e inesperada. O terceiro foi criar uma experiência de contraste com a escala dos volumes. A quantidade de luz solar natural ou noturna é filtrada pelas frestas dos tijolos ou pelas aberturas criadas nos vários padrões das peças.
Parte da cobertura sobre os volumes cilíndricos pode ser utilizada como um 2º nível, onde as pessoas podem ter uma relação física mais próxima com as copas sempre em expansão. O material escolhido são os tijolos vermelhos disponíveis localmente, pedras de córrego e outras pedras de pavimentação, a maioria dos quais foram acumulados pelo investidor antes mesmo da construção. Com exceção da cozinha, depósito e espaços de convivência familiar, os demais são totalmente abertos e sem sistemas de ar-condicionado.
O projeto foi idealizado no início de 2019. O processo demorou 3 anos devido à pandemia de COVID-19. As evoluções como a escolha dos móveis e as pinturas murais do investidor foram além das expectativas da equipe de arquitetos. No entanto, o que a equipe desejava criar não era apenas um café comercial comum, mas um raro espaço verde aberto que permanece no bairro densamente povoado e que está se desenvolvendo muito rapidamente para ser controlado.