-
Arquitetos: Emilio López Arquitecto
- Área: 110 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andres.V
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Alangasí é um refúgio no campo para um cliente que planeja deixar gradualmente sua residência na cidade. Localizada em uma zona periférica da cidade de Quito, esta casa de 110m2 articula paredes de tijolo estruturais, que apoiam a estrutura do telhado de madeira com cobertura de telhas. Optamos por paredes de tijolo estruturais porque o cliente exigia um certo grau de segurança e proteção proporcionado pela arquitetura. A casa fica no topo de um pequeno morro e, por isso, fica exposta à vista e aos ventos da região. Assim, a massa da parede com aberturas limitadas protege os interiores do clima severo e dos olhares curiosos.
A materialidade do tijolo percorre os interiores da casa, ao mesmo tempo em que se dobram ao receber o telhado, minimizando o impacto da arquitetura sobre a geografia. Uma geografia existente que também se dobra, pois a cordilheira dos Andes é uma formação jovem, em gestação, cheia de vida. Assim, embora o cliente quisesse inicialmente uma casa tradicional com elementos como tijolos e telhas, a proposta se articula tomando as "dobras" da paisagem como uma das principais referências. Uma pequena pérgula ao ar livre trabalhada em madeira e vidro continua as dobras dos telhados da casa e convida a descansar do lado de fora. Esta área recebeu uma intervenção posterior do cliente, que a transformou em uma área de muitas plantas, um pequeno viveiro para uso doméstico. Assim, esta parte da casa se tornou um híbrido jardim/casa.
Acabamentos simples revestem a casa: piso de cimento polido, móveis de cozinha e banheiro que fazem uso do restante do material da estrutura do telhado e, assim, ajudam a gerar interiores aconchegantes com um orçamento muito baixo.