-
Arquitetos: Aurora Arquitectos, Furo
- Área: 5250 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:do mal o menos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto é composto por um conjunto de edifícios residenciais com cerca de 3300 m2 localizados em Cascais. A arquitectura é assinada pelos ateliers Aurora Arquitectos e FURO. O terreno e as frentes de rua com uma enorme diferença de cota, foram o principio gerador para criar quatro volumes de casas geminadas Cada uma das oito casas organiza-se em três pisos, sendo o intermédio o piso social. Conceptualmente este piso é uma planta aberta compartimentada por volumes funcionais que tanto podem albergar a cozinha, uma instalação sanitária ou um armário. A fachada é completamente envidraçada. A fluidez da planta e a transparência da fachada conjugam-se de modo a dar perceção de continuidade entre o pavimento interior e a superfície exterior ajardinada que cobre a garagem e que está de nível com este piso.
Os restantes pisos albergam os quartos e são desenhados de um modo mais reservado com vãos mais contidos e panos de fachada revestidos a tijoleira manual. Na cobertura de cada casa, um terraço e uma piscina oferecem uma vista ampla sobre a baia de Cascais e evocam a relação hedonista que esta cidade tem com o mar e o “verão”. A unir todos os volumes, uma garagem semi-enterrada que aproveita a diferença de cotas para se abrir a norte e comunicar diretamente com o jardim – uma casa para automóveis.
Os arranjos exteriores, da autoria do atelier Baldios, ajudam a definir três áreas distintas: a sul, a área correspondente à cobertura da garagem, vegetação rasteira, arbustos e caminhos resolvem o acesso às casas; a norte uma zona mais plana apresenta-se com cobertura vegetal tipo prado e equipamentos de madeira que convidam à permanência; ainda mais a norte, uma zona de acentuado declive recebe vegetação de maior porte que atenua a volumetria dos edifícios quando vistos da rua à cota mais baixa. Todas estas áreas estão ligadas por caminhos que convidam à exploração.