-
Arquitetos: Álvarez Arquitectos
- Área: 208 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Tony Aragón
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está situada na areia em frente ao mar na praia de Santa Teresa Costa Rica, rodeada de vegetação tropical entre palmeiras e árvores locais que dão a sombra necessária para se tornar um espaço aconchegante e fresco para as temperaturas do lugar.
O projeto dessa casa de praia de dois andares teve uma grande ênfase na vida ao ar livre, com uma área social de pé direito duplo, uma cozinha que se conecta diretamente a esta área, um deck e piscina com vista para o mar, integrando toda a experiência nela. Os quartos no primeiro pavimento se conectam com a natureza ao redor e o quarto do térreo tem um banheiro com jardim interno.
A madeira branca e a palmeira combinam na fachada principal o caráter tropical do projeto, valorizando as características estéticas ideais para representar o bom gosto e o uso de alguns dos melhores elementos da arquitetura tropical. Além disso, dentro da casa, também foram utilizados detalhes em madeira e bambu como pequenos destaques da linguagem da casa.
O clima tropical da região dado pela magnífica localização geográfica da Costa Rica obriga a resolver o projeto de forma mista entre o tradicional e o contemporâneo, o que gerou soluções sustentáveis ao longo do tempo e da obra. A madeira como elemento estrutural em um edifício de frente para o mar torna-se mais durável e mais fácil de manter do que outros materiais como o aço, janelas em sistemas de PVC cumprem a mesma função. A inclinação do telhado permite a drenagem adequada da chuva, aproveitando esta oportunidade para dar à casa um acabamento de palmeira que reflete ainda mais o uso da estética tropical na arquitetura.
As aberturas para fora aproveitam a ventilação que vem do oceano, especialmente à noite, e ao preservar a vegetação ao redor do perímetro da casa, o objetivo é reduzir a velocidade desse vento e evitar rajadas que poderiam interferir com o uso cotidiano da casa.
A distribuição hierarquiza a experiência externa, passando por diferentes camadas que levam do mais privado ao mais público, integrando assim o contexto mais público do contexto, a praia, sem comprometer a privacidade dos moradores.
Este projeto articula elementos de bom gosto, arquitetura tropical, materiais adequados, experiência do usuário, ambiente e vegetação e os combina de forma a criar uma experiência de praia memorável e premium para o usuário.