-
Arquitetos: Gensler
- Área: 20 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Blackstation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no Lijia Intelligent Park, no município de Chongqing, o Lijia Smart Hall de 15.000 metros quadrados deve se tornar o palco central para a Smart China Expo, um evento profissional anual para incentivar o intercâmbio global de tecnologias e indústrias inteligentes. Envolvendo uma peça arquitetônica icônica que cumpre seu papel e está totalmente integrada à exuberante vegetação circundante, a equipe da Gensler desenvolveu o projeto com foco em oito princípios - simplicidade, relevância, atemporalidade, distinção, escalabilidade, tecnologia, experiência e conectividade.
Inspirada no ambiente de Chongqing - uma cidade conhecida por sua paisagem montanhosa, névoa e dois grandes rios que a atravessam, toda a geometria arquitetônica apresenta um estilo orgânico e fluido que coexiste harmoniosamente com seu ambiente.
Um elemento essencial que contribui para o estilo arquitetônico é o Y-bar, um sistema de projeto que permite a flexibilidade para vários elementos arquitetônicos, incluindo estrutura, painéis de cobertura, sistemas de ventilação, envidraçamento de fachada, claraboias, luminárias e um sistema de drenagem, oferecendo uma estética consistente em todo o processo e elevando o programa de grande volume de uma forma graciosa.
A linguagem do projeto é mantida no design de interiores, o que também é feito pela Gensler. Embora seguindo um estilo chinês mais tradicional, como solicitado pelo cliente, a equipe de design de interiores consegue criar uma impressão holística tecendo o elemento Y-bar na parede interior e no projeto do núcleo central. A paisagem única de Chongqing é codificada em detalhes tais como padrões de portões e vidros decorativos. Para programar a forma geometricamente complexa da arquitetura de forma altamente eficiente e precisa, a equipe de arquitetura introduz o design paramétrico personalizado. Em vez de atualizar cada elemento do projeto individualmente por um arquiteto, os algoritmos paramétricos atualizariam automaticamente todas as atualizações associadas sempre que um valor específico do projeto fosse modificado. Isto permite uma enorme vantagem na padronização de componentes de construção durante a fabricação e construção.
A equipe intensifica seus esforços em inovação aplicando o Ultra-High Performance Concrete (UHPC) para o revestimento de fachadas. O material sustentável e flexível permite que a equipe controle o acabamento com uma qualidade escultural rústica e branca, minimizando o ganho de calor do edifício via radiação solar e reduz a demanda de energia em um sistema HVAC para manter o edifício fresco durante a estação de verão.
A claraboia e a alta proporção de envidraçamento trazem abundante luz natural para o edifício ao longo do dia, criando um espaço transparente visualmente conectado ao ambiente natural enquanto reduz o consumo de energia da operação. A zona de pré-função bem iluminada serve como um alívio agradável para os visitantes entre diferentes sessões de eventos e fóruns.
Olhando de longe, o Lijia Smart Hall repousa como uma nuvem à beira do lago no parque. Coincidentemente, o nome do lago é Baiyun, que significa nuvem branca em chinês. Ao invés de uma composição gigantesca sobre seu ambiente, o projeto da Gensler para o Lijia Smart Hall alcançou uma arquitetura verdadeiramente orgânica que celebra e dialoga com a natureza.