-
Arquitetos: Izquierdo Lehmann Arquitectos
- Área: 137 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Roland Halbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de hóspedes está localizada ao lado de uma residência de férias em frente ao Lago Ranco, no sul do Chile. O projeto é concebido como um pavilhão para contemplar a floresta, composto por dois andares sobrepostos que exibem tanto a semelhança quanto a divergência entre suas partes.
O primeiro nível contém uma área comum para estar, cozinhar e comer, aberta para a paisagem em 360° por dentro, e refletindo-a por fora, sem interpor uma fachada. Sua planta circular é delimitada por 18 módulos iguais de pilares e viga que, juntamente com 3 pilares e vigas mestras internas, sustentam as cargas sobre ela.
O segundo nível contém 3 suítes em 3 “caixas” autônomas, fechadas em três lados e abertas para as copas das árvores. Elas estão dispostas triangularmente em torno de um corredor concêntrico ao círculo, deslocadas 56 cm sobre sua bissetriz.
O fechamento circular envidraçado atravessa estas caixas, gerando pés-direitos duplos que iluminam lateralmente o hall, arrematados na moldura superior. No interior, acima dos quartos, uma viga treliçada com uma janela alta conecta os dois volumes em uma estrutura unitária.
A disposição descentralizada da escada permite minimizar a circulação entre os dormitórios, qualificar um espaço maior na área comum e evidenciar a diferença harmônica entre os dois níveis.
Enquanto a estrutura dos dormitórios e a escadaria explicitam os desencontros da composição triangular, a paginação vertical das peças coincide com as caixas e com o fechamento envidraçado, mascarando diferentes materiais e formas em um módulo comum. A ordem inequívoca do círculo e a ordem múltipla do triângulo têm tantas diferenças quanto pontos de contato.