-
Arquitetos: Studio MG2
- Área: 268 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Bia Nauiack
-
Fabricantes: Terracor, Nardi Outdoor, Passeio Revestimentos, Roca Cerâmica
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários de um clássico e atuante restaurante de comida árabe em Curitiba decidiram que era hora de mudar. Trabalhando lado a lado com a agência de Branding e Design da marca e contando com a participação ativa dos clientes, o escritório buscou sintetizar o conceito da nova marca para que este se refletisse no ambiente construído.
Mezmiz é o verbo que dá origem à palavra "mezze", que quer dizer comer, beber e conversar, todos juntos ao mesmo tempo. Num sentido mais amplo, é a cozinha afetiva criada para partilhar bocados de boa comida em boa companhia, com histórias, experiências e risadas em qualquer lugar que você queira estar.
Tendo esse conceito em vista, o projeto de reforma buscou referências no Líbano moderno e na Beirut cosmopolita para criar um espaço neutro e aconchegante, que se propõe a oferecer comida árabe sem ser caricato ou rotulado.
Ao entrar na loja, o cliente é recepcionado por um mix de texturas e materiais que destacam, cada um à sua forma, o empório de produtos e iguarias especiais expostos, assim como as geladeiras e freezers contendo doces da culinária árabe. Pode-se optar por levar e consumir os itens em outro lugar (Take Away), ou ainda entrar no salão e consumir lá mesmo.
O projeto conta com grandes aberturas em sua fachada curva, que permitem ventilação constante e o aproveitamento da luz natural, dispensando o uso de energia elétrica na maior parte do tempo de funcionamento. Do lado interno, um grande banco com almofadas acompanha o desenho da fachada e acolhe os clientes que optarem por consumir os produtos no salão, com variadas configurações de mesas.
As paredes internas receberam uma textura em cor bege para lembrar as construções de pedra da capital libanesa. Tijolos em tom claro também foram utilizados com a mesma função, no revestimento externo e do balcão principal. Fazendo o contraste com os tons neutros do espaço, a cor verde marcante destaca-se no mobiliário proposto e em vários elementos construtivos como portas, esquadrias e muros externos.
O painel de cerâmica na mesma tonalidade serviu como pano de fundo para a arte de Marcelo Le, criando um ponto focal em uma das paredes do espaço de permanência. Da mesma forma, dois letreiros espalhados pelos ambientes destacam-se enquanto reforçam o conceito da marca.
As réguas de madeira natural do piso, a madeira clara dos móveis e a iluminação indireta e de destaque completam as escolhas a fim de proporcionar maior acolhimento e aconchego ao espaço.
O calor gerado pela grande incidência de luz natural é amenizado pelo telhado termoacústico com telhas especiais, que proporciona isolamento térmico e acústico no espaço e possibilita maior conforto ao ambiente com o uso reduzido de climatização. Ainda sobre a questão ambiental, há um sistema de captação de água da chuva para utilização em todas as fontes não potáveis do restaurante, como nas descargas dos vasos sanitários dos banheiros, na limpeza e manutenção de algumas áreas do restaurante e ainda na rega das plantas.