-
Arquitetos: Raimundo Gutierrez Frías
- Área: 240 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alumadi, Duomo, W Store, alfuego.cl
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na primeira frente de praia de um condomínio de poucos lotes, na região norte de Matanzas, Chile. Os terrenos que fazem parte desta frente apresentam uma leve inclinação que termina em uma falésia de 65 metros e, então, acaba na praia. Para o projeto geral da casa, três fatores principais foram considerados decisivos no processo de tomada de decisão: resguardar uma área externa do forte vento sudoeste que predomina na região, manter a privacidade em relação aos vizinhos dos lados norte e sul, e aproveitar ao máximo a vista para o mar.
Foi proposto um volume em forma de "U", que seria implantado de tal forma que geraria dois volumes paralelos e herméticos em suas fachadas em direção aos limites vizinhos, e um terceiro, totalmente permeável, e paralelo à linha costeira. Como resultado desta configuração, no centro se conformaria um pátio externo protegido do vento, mas que teria a particularidade de estar visualmente conectado ao mar através da área comum, que seria duplamente envidraçada. Foi proposto que as áreas comuns seriam o eixo central da casa, enquanto o restante do programa (quartos, banheiros e serviço) seria distribuído nos dois volumes perpendiculares a esse eixo. Por conta da característica hermética de suas fachadas norte e sul, foram propostos pátios semi-abertos, a fim de proporcionar melhor iluminação e ventilação a alguns cômodos. Além disso, estes pátios, em alguns casos, permitiriam vistas para o mar.
A estrutura principal da casa é feita de perfis metálicos, a fim de construir grandes espaços livres de apoios (especialmente nas áreas comuns), e a estrutura secundária é feita de pinho impregnado. Para o revestimento externo, foi projetada uma trama vertical de pinho escovado impregnado de 2 "x1", que funciona como uma superfície vazada na área de estacionamento coberta.