Descrição enviada pela equipe de projeto. O Sui e Tang é o maior e mais antigo canal do mundo. O Museu da Cultura do Grand Canal das Dinastias Sui-Tang é um importante projeto que faz parte da estratégia nacional de cultura da região e apresenta as seguintes características:
O projeto está localizado em um terreno triangular na interseção do rio Luo e do rio Chan, com uma organização espacial inerentemente limitada. Por um lado, o layout arquitetônico do museu respeita e ecoa o eixo central das edificações da Dinastia Tang construídas na margem do rio Luo. Por outro lado, em termos de organização do espaço interno, utiliza-se o progressivo layout funcional do espaço, camada por camada, para evitar efeitos adversos do terreno, formando uma unidade completa e contínua de sala de exposições e uma experiência de espaço interno variável.
Em termos de estilo arquitetônico, o museu está localizado dentro do escopo das ruínas da cidade de Luoyang e um grande número edificações da região que imitam o estilo da dinastia Tang foram planejadas em torno dele. De acordo com o pensamento usual, este museu deve ser um edifício no estilo da Dinastia Tang. Entretanto, nosso projeto procura romper com a mera imitação do estilo da referida época e buscar diferentes perspectivas sobre a história e a cultura das Dinastias.
As Dinastias Sui e Tang foram um período de pico do desenvolvimento da tecnologia antiga na China. Dessa forma, compreendemos as características técnicas dos antigos projetos de conservação de água do Grand Canal, tomamos como protótipo a estrutura da ponte em arco erguida no rio Luo e substituímos a imitação de concreto do estilo tradicional pela apresentação natural de tecnologia de construção moderna, de modo a realizar o diálogo entre civilizações antigas e modernas.
Aplicação dupla da estrutura: na organização plana, a parede de cisalhamento do arco com entrelaçamento transversal e longitudinal é adaptada para formar um sistema de estrutura sísmica bidirecional eficaz. Na organização do corte, o telhado superior adota placas de suspensão de concreto protendido e "telha da dinastia Tang" enquanto a parede de cisalhamento arqueada da base inferior forma um sistema de transmissão de força fechado. As características estruturais da dualidade plana formam uma clara estrutura interna através do extravasamento de concreto aparente com grandes fôrmas, enquanto a relação estrutural da dualidade confere memória histórica específica e conotação cultural através da combinação de materiais de cerâmica e tijolo azul.
A disposição do espaço expositivo rompe com o modo fechado dos museus tradicionais. Com exceção das exposições sensíveis à influência da temperatura e umidade, a maioria das salas é aberta e integrada ao espaço público e à paisagem do parque. Em termos de organização funcional, o projeto fortalece especialmente a área de conferência pública aberta para o rio Luo no sul e a área de exposição cultural e criativa e educacional aberta para o canal ao norte, tornando o museu uma verdadeira sala de estar da cidade.
A seleção dos principais materiais de construção enfatiza o princípio da localidade, ou seja, "feito em Luoyang". Um grande número de usos internos e externos do revestimento cerâmico tricolor Luoyang aprimorado alivia a alienação causada pelos volumes de concreto aparente e os defeitos na acústica do espaço interno. Entre eles, o teto "Yunfan" é a maior obra de arte de teto de cerâmica do mundo, composta por 126.986 unidades de cerâmica de três cores. Durante o processo de projeto, discutimos repetidamente as amostras com artesãos locais e combinamos artesanato tradicional de cerâmica com design moderno e técnicas de processamento para promover o desenvolvimento inovador da indústria cerâmica tradicional de Luoyang.