Descrição enviada pela equipe de projeto. A vila de Mugou está localizada no meio da planície de Li-Xi-He, na cidade de Yilin, em Yancheng, província de Jiangsu. O projeto Mugou New Village é uma resposta à construção da "Nova Comunidade Rural" da Província de Jiangsu, lançada em 2020 e visa melhorar as condições de vida dos aldeões, abordar a questão do esvaziamento rural e criar uma relação integrada entre as áreas urbanas e rurais na nova era. O projeto pretende implementar novas funções e realizar uma administração centralizada do governo no antigo vilarejo de Mugou. O plano pretende também desenvolver uma nova aldeia a 250 metros a oeste da antiga para a construção de 38 casas de reassentamento na primeira fase.
A continuação do relevo aquático
O novo vilarejo está disposto conforme o princípio do projeto de "maximizar a proteção das características geográficas originais". O sistema de água do Vilarejo de Mugou está bem desenvolvido: a rede, o campo, o tanque de água, e a disposição da aldeia estão ligados e influenciados entre si para construir gradualmente as características geomórficas distintivas do antigo vilarejo de Mugou. As casas do novo projeto foram assentadas conforme o estado existente do lago. A sua meticulosa intervenção na natureza retém os elementos geomórficos integrados de "água-campo-aldeia" bem como o sentido cenográfico do antigo ambiente geomórfico.
A continuação de grupos de redes de água em uma textura de assentamento
O novo vilarejo de Mugou utiliza um método estilizado de combinação espacial. Quatro unidades formam uma combinação de pátio, enquanto seis a dez unidades configuram um agrupamento nos cinco vários estilos de unidades. O pátio público serve como ponto focal do layout combinado, permitindo seu agrupamento orgânico e formação no modo de crescimento de “combinação de monômero-pátio-conjunto-assentamento”.
A continuação da identidade do vilarejo ribeirinho
O novo vilarejo de Mugou é uma comunidade moderna e um novo tipo de povoado de aldeia aquática. A relação entre a nova e a antiga aldeia é enfatizada, e a linguagem tradicional é apresentada utilizando um design contemporâneo. A nova proposta moderniza a linguagem formal regional, utilizando paredes de tijolo branco e telha cinza escura para criar um contraste impressionante de superfícies geométricas, linhas e sólidos, enquanto capta a beleza e visão estética das habitações tradicionais nas aldeias ribeirinhas do norte de Jiangsu.
Conclusão
A construção do novo vilarejo segue o princípio "aldeia nova, povoado novo, nunca saindo da terra e nunca saindo da cidade natal". A partir das quatro dimensões de "forma de residência - combinação de pátio - textura de povoado - aterro sanitário", a Nova Aldeia mantém as características geomórficas, estilísticas, espaciais e de escala do povoado tradicional para melhor se integrar com o antigo vilarejo e criar um ambiente de aldeia familiar para os aldeões. Isto representa um esforço significativo para a prática de concepção do novo povoado nas vastas áreas rurais das aldeias ribeirinhas do norte de Jiangsu.