-
Arquitetos: Sidonio Porto Arquitetos Associados
- Área: 560 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rômulo Fialdini
-
Fabricantes: Diagrama, Lorenzetti, Multiforma, NS Brasil, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tratou-se de uma reforma. A obra originalmente fechada e sombreada, carecia de soluções que revelassem sua amplitude e tornassem os espaços agradáveis, além de um jardim frondoso e que contribuísse, assim como a solução de fachadas, para tornar a obra mais bela.
A edificação original foi mantida e as demolições ocorreram predominantemente nas áreas internas. Alguns muros foram demolidos e os excessos de alvenarias foram retirados, deixando transparecer a estrutura de concreto, tanto internamente quanto externamente. O pé-direito duplo da sala era originalmente ocupado por um mezanino, que foi totalmente retirado, cedendo ao lugar mais espaço livre para melhor aproveitamento da luz natural e aumento da sensação de amplitude interna.
A estrutura foi aproveitada. Uma série de paredes foram retiradas para promover uma melhor integração entre os ambientes sociais.
Com isso, alguns pilares foram revelados e incorporados aos interiores. Exceto um pilar que passou a coincidir com o centro do home theater.
Os desafios foram exatamente os de converter uma edificação arquitetonicamente inexpressiva, em uma obra de arquitetura acolhedora e dotada de características importantes para uma residência, como amplitude, fluxos adequados, conforto, boa iluminação, ventilação natural e por fim beleza.
O principal destaque vai para os ambientes de estar/ cozinha integrados através da grande porta de correr. Uma vez aberta a porta, a atividade gastronômica fortemente cultuada em casa, é incluída no convívio social. No entanto, quando fechada, a atividade de manutenção fica isolada.
A sustentabilidade é um conceito que o escritório busca aplicar a todos os seus projetos. As soluções passivas de ventilação e iluminação natural, a preservação de elementos existentes para minimizar resíduos e adequar o projeto na realidade do orçamento, os jardins externos que colaboram também com o microclima circundante a edificação, são todas medidas sustentáveis que melhoram a qualidade de vida no dia a dia dos moradores.