-
Arquitetos: Studio Varanda
- Área: 136 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Carminati tapetes, Felipe Zorzeto Design, Ladrilharia, Lumini, Marcenaria Baraúna, ShopShop
Descrição enviada pela equipe de projeto. O APSID é um apartamento localizado na Asa Sul, em Brasília, e encontrava-se em sua configuração original desde os anos 70, quando o edifício foi construído.
A distribuição dos ambientes no apartamento já não atendia à família e por esse motivo foram feitas intervenções na planta. Foi acrescida uma suíte no apartamento, a cozinha foi integrada à sala e o antigo escritório deu espaço ao closet da suíte principal.
Os cobogós são elementos característicos dos edifícios do Plano Piloto de Brasília e os clientes tinham o desejo de trazê-lo para dentro do apartamento. Por isso, criamos uma parede de cobogós que divide a cozinha da área de serviços. A função dos cobogós ali não é somente estética e sim uma eficiente barreira que protege o visual da área de serviços sem comprometer a iluminação e a ventilação natural.
Para criar unidade e harmonia entre os ambientes, os halls social e íntimo foram revestidos por folhas de madeira e conectados através de painéis de portas de correr que integram a cozinha com a sala, permitindo também que os ambientes sejam isolados. A cozinha, que é o coração da casa, acabou se tornando o ponto de destaque do projeto. Também conhecida como “a cozinha do piso azul”, ficou marcada pelo ladrilho hidráulico azul usado no piso.
Para garantir a identidade visual do apartamento, o mesmo ladrilho azul foi utilizado na cozinha, área de serviços, varanda e lavabo. No lavabo, o ladrilho não reveste somente o piso, mas também as paredes e o teto. Isso porque acreditamos que o lavabo tem licença poética, é o único ambiente da casa em que sua visita ficará sozinha. Por esse motivo gostamos de criar atmosferas mais ousadas nos lavabos.
A definição dos revestimentos e acabamentos influenciam e contribuem para a identidade do projeto, por isso foi utilizada a mesma pedra nas bancadas de todos os ambientes molhados do apartamento: da cozinha aos banheiros. Os revestimentos de parede e pisos em porcelanato dos banheiros também foram padronizados e se repetem em todos os banheiros do apartamento. O piso original de taco que foi mantido na reforma, traz textura aos ambientes e deixa explícita a identidade modernista de Brasília.
As cores predominantes são neutras e as marcenarias delicadas trazem leveza e aconchego aos ambientes. Isso se deve ao desejo de deixar a cor por conta do ladrilho azul, que se tornou marca registrada do apartamento.