-
Arquitetos: Studioboxx
- Área: 3100 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Anchor by Panasonic, Greenlam, Jaquar, Polycab, Ultratech
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um instituto educacional privado em uma área industrial perto de Nagpur, Índia, possui um campus escolar cercado por albergues para meninas e meninos, além de instalações esportivas fechadas e ao ar livre. Entre eles havia um antigo hostel que foi originalmente construído na década de 1970 como alojamento industrial para funcionários. Mais tarde, foi modificado para abrigar estudantes. Tratava-se de uma estrutura modesta de dois andares com uma planta em forma de "L". Como existiam três alas independentes com escadas, os quartos não eram ligados por corredores como um albergue normal.
O briefing do projeto de extensão era criar um refeitório e salas adicionais para as crescentes necessidades da instituição. Os alunos vêm das áreas rurais vizinhas para obter auxílio vocacional ou desenvolver atividades específicas na instituição. Como o espaço recebe alunos a partir dos seis anos de idade, a segurança continuaria sendo a principal preocupação. Havia muitas árvores maduras no terreno que dificultaram a expansão proposta, mas criaram uma oportunidade para o projeto.
O novo edifício foi implantado distante do albergue existente, com pontes conectando as escadas do antigo volume. Este posicionamento cria uma série de pátios. Os dormitórios no andar superior possuem um corredor de ligação do lado do pátio e também uma ampla varanda do lado arborizado para estudos e outras atividades como a secagem de roupas. O corredor funciona como um amortecedor no calor extremo durante os verões e fornece espaço para transportar dutos de resfriamento evaporativo para os dormitórios. Uma escada aberta é projetada em um dos pátios.
Um modesto centro de estudos aninhado nas árvores foi propositadamente removido do volume principal para fornecer isolamento. Um templo para meditação, junto com um corpo d'água, é posicionado entre o antigo e o novo volume. Os banheiros são planejados para estarem em frente a vegetação, em direção a um pátio fechado com tramados de tijolos. O sistema estrutural é mantido simples e modular para permitir a expansão vertical contínua nos próximos anos. O concreto e a alvenaria exposta com tijolos locais conferem uma aparência terrosa ao volume. Além disso, seu tramado fornece isolamento térmico, além de economizar em tijolos, sem falar na economia de reboco ou tinta, agora e no futuro.
Pedras naturais como Kota, Shahbaz e Kadapa foram usadas para os pisos, bancadas e outros elementos. O mobiliário do dormitório foi projetado como um único módulo com espaço para dormir, armazenar e estudar, conservando um valioso espaço interativo na sala.