-
Arquitetos: En Obra Arquitectos
- Área: 178 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mariano Imperial
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Partido de la Costa faz fronteira com o Partido de Pinamar e é formado por uma série de projetos e empreendimentos urbanos, entre os quais o bairro “Costa Esmeralda”. A casa é cercada por florestas e dunas costeiras. Sua extensão longitudinal é limitada pelo Mar Argentino a leste e pela Rota Nacional 11 a oeste, o que favorece seu constante crescimento residencial.
Esta casa de veraneio fica em um lote retangular disposta em "L". O lote se mantém plano até o fundo, onde se ergue pronunciando uma duna com forte declive. Além disso, são poucos, mas predominantes, os pinheiros que circundam o perímetro construtivo permitido no interior do lote, o que posteriormente incentivou a articulação dos espaços através de pátios com consequente intervenção paisagística.
O projeto procura aproveitar as melhores orientações (norte e leste), gerando dois volumes perpendiculares: o primeiro, em sentido transversal, ordena as áreas comuns, enquanto o segundo, longitudinal, a área dos quartos. Ambos estão ligados por um único corredor envidraçado a um pátio "interior" que dá uma sensação de fluidez e dinamismo espacial, e que conjuga tanto a relação interior-exterior como a relação funcional das diferentes áreas.
A pedido do cliente, a relação funcional dos quartos comuns com a suíte é afetada da mesma forma. O acesso é interrompido por um corredor envidraçado onde se perde o limite entre interior e um novo pátio interno, para dar lugar a um banheiro totalmente envidraçado voltado para o mesmo. A entrada de luz natural e sua expansão para o verde com fundo de pedra confere aconchego e frescor espacial, chamamos de "um banheiro para refletir".
A continuidade espacial exterior-interior é conseguida a partir de planos totalmente envidraçados nas fachadas frontal e posterior que abrem e ligam a casa, com uma permeabilidade visual e espacial constante, mas controlável. Desta forma, a área social é vivida como uma galeria transversal onde os compartimentos permitirão sua conexão funcional para que todo tipo de atividades possa ser realizadas confortavelmente.
Sob o conceito de habitação de verão, os materiais que não requerem manutenção constante são fundamentais na zona costeira, aliamos um processo construtivo misto que privilegia a pureza dos materiais, como o concreto aparente e a pedra balsâmica.
As esquadrias materializadas em alumínio anodizado preto conferem brilho e transparência próprios. O mobiliário escolhido e pensado de forma integral em toda a casa, foi totalmente fabricado em madeira, promovendo uma síntese de nobreza e neutralidade que procura transmitir a casa na sua totalidade funcional e formal.