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Arquitetos: La Mirateca
- Área: 347 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Alejandro Gómez Vives
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Fabricantes: Alugom, BATHCO, Guardian Glass, JUNG, LG, Living ceramics, QUICK-STEP, Saint-Gobain Placo, Schluter, Tres
'Casa atrás do muro' é um projeto resolvido com base na condição inicial de dar uma resposta opaca à sua relação com a via pública capaz de permitir uma maior privacidade aos usuários e um funcionamento interno mais confortável sem necessidade de estar condicionado pelo que acontece no exterior . A ausência de aberturas na fachada implica criar ferramentas próprias para resolver a organização do programa e resolver com a mesma construção o que foi eliminado pela premissa inicial.
O terreno em que se insere o projeto carece de traços orográficos capazes de condicionar o edifício. Por si só, uma plataforma artificial previamente criada é o único elemento significativo e o ponto onde repousa o esquema. Três pátios resolvem o funcionamento dos usos noturnos e um espaço exterior configurado pelo edifício e as paredes divisórias proporcionam um espaço duplo para usos comuns com área externa abrigada.
O concreto permite resolver a resposta retumbante ao exterior do projeto ao mesmo tempo em que cria a possibilidade de que o edifício encontre o solo pontualmente, assimilando naturalmente a orografia artificial criada no terreno para que haja continuidade entre os diferentes níveis. O concreto e sua própria construção determinam a forma do edifício, permitindo que ele seja moldado plasticamente para que a transição entre as diferentes alturas seja contínua e não dividida por meio de uma sobreposição ortodoxa de pisos.
Nesse sentido, a fachada principal se transforma em uma grande viga de borda de 24 metros capaz de voar sobre o solo, criando uma área sombreada abaixo dela e escondendo atrás dela os espaços mais íntimos do habitat. Posteriormente, acomoda o acesso por meio de uma rampa que continua com a ideia de dar continuidade espacial aos elementos exteriores ao mesmo tempo em que permite uma visão vagarosa do acesso e sua abertura para a paisagem da cidade distante. No encontro com a zona diurna, o recinto desaparece e transforma-se em elementos de vidro de grande formato, resolvendo assim uma relação interior-exterior imediata.
Assim, o concreto permite que o projeto não seja uma resposta única e se transforme conforme o contexto gerado pelos diferentes elementos exige.