-
Arquitetos: Atienza Maure Arquitectos
- Área: 750 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Simone Bossi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Contexto
O projeto consiste na reforma de uma mansão castelhana do século XVI sofreu um incêndio em 2011. Apenas as paredes de pedra, as escadas abobadadas e as aduelas dos arcos desmoronados permaneceram. O edifício foi usado anteriormente como residência do prior do Mosteiro de Oña.
A luz como material
A fachada norte fica semi-enterrada pelo desnível da rua Calle Mayor, tornando o térreo um espaço inabitável, sem luz natural ou contato direto com a vegetação na face sul.
Por isso, a primeira intenção do projeto era introduzir essa luz natural ausente sem alterar demais as fachadas históricas de pedra. Sentimos que a melhor maneira de fazer isso era através de cinco clarabóias que atravessam os andares intermediários até as áreas comuns no térreo. Estas clarabóias se abrem em dois grandes átrios de onde saem escadas paralelas, a escada de pedra original e uma nova, de aço e concreto, com a mesma largura. Isto configura uma sequência de espaços em diferentes níveis, iluminados por cima e emoldurados pelos arcos de pedra e concreto.
Dualidades
Depois disso, a ideia era dar forma a um projeto baseado em sistemas estruturais, materiais e espaciais análogos à ruína que havíamos encontrado, a fim de gerar uma continuidade com a pré-existência, mas marcando claramente as intervenções atuais. Os novos elementos que não são análogos aos originais foram tratados como peças leves de aço e madeira, com sistemas que combinam tração e compressão como jogos de equilíbrio estrutural. As soluções construtivas foram baseadas na máxima de Adolf Loos do arquiteto como um pedreiro que aprendeu latim, em um diálogo constante com os trabalhadores locais.
A casa fenomenológica
Trata-se de uma casa que multiplica os percursos, promove vistas cruzadas e exploração e encoraja uma experiência lúdica e hedonista do espaço. Um espaço com múltiplas qualidades que permite que ele seja constantemente reapropriado sem estar amarrado a uma função específica e fechada.