-
Arquitetos: MAD Architects
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fangfang Tian, Yu Lu, Junliang Li, Kai Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ma Yansong foi convidado pelo Guangdong Nanhai Art Field para criar uma instalação de arte chamada “Timeless Beacon” (Farol Atemporal) em Guangdong, China. O projeto renovou o mercado de Taiping, conhecido como o maior edifício abandonado em Taiping Xu, que anteriormente abrigava uma movimentada feira estabelecida no final da dinastia Ming a qual floresceu por séculos até a década de 1980 onde pescadores, empresários e aldeões se reuniam para negociar.
No entanto, um boom de urbanização mudou tudo, fazendo com que os jovens gradativamente buscassem oportunidades fora da comunidade. Enquanto isso, a era da internet começou a ofuscar a necessidade de mercados físicos, levando a um lento abandono da antiga feira. Ao lado das ruas desertas de Taiping, surgem casas de concreto ocasionalmente intercaladas com prédios antigos de tijolos. Lá, um casal de moradores idosos senta-se à porta e conversa, marcando o cenário de uma era próspera que agora entrou em decadência.
“Vemos muitas plantas crescendo em direção ao sol nas frestas do prédio abandonado. Dessa forma, esperamos criar uma sensação de vitalidade e renascimento das ruínas para que as pessoas possam sentir uma nova energia e percepção em relação à antiga estrutura, bem como uma nova compreensão do tempo em toda esta região.” – Ma Yansong
A comunidade tranquila contrasta com o cenário contemporâneo de uma cidade em rápido crescimento do outro lado do rio. Quando a função do lugar deixa de ser importante, a emoção e a inspiração são os valores que o edifício carrega. MAD pretende traçar um paralelo entre as escalas do passado e do futuro através do projeto, formando uma cena surreal que inspira a imaginação nas pessoas.
Um edifício de três andares é envolto em plástico reflexivo, um novo material que espelha de forma desfocada as antigas ruas circundantes através da fachada e do espaço interno do volume, respectivamente. No topo, um imponente dispositivo de luz multimídia é envolto em peças de tecido coloridas e delicadas, flutuando romanticamente ao vento. À noite, transforma-se num novo “farol” da comunidade, criando uma aura onírica ao longo da margem. Como um farol atemporal, a instalação artística estará em exibição até o verão de 2024.