-
Arquitetos: Nuevo Arquitetura
- Área: 202 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Deca, Gradebrás Insústria, Gravia, Isoeste, Portinari
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nos arredores do Plano Piloto, em Brasília. Onde os índices de umidade do ar variam de 70% a 80% no período chuvoso, chegando a menos de 20% no período seco.
Casa Ghibli é uma referência ao universo de magia e fantasia criado pelo Studio Ghibli de animação, que inspirou o desejo dos proprietários.
Seguindo a integração arquitetura-clima, a casa incorpora estratégias bioclimáticas traduzidas em soluções técnico-construtivas adaptadas às condições ambientais e climáticas locais com vistas ao conforto ambiental passivo, sustentabilidade e desempenho energético.
A casa está implantada suspensa do solo como uma plataforma longitudinal, com uma disposição programática organizada em dois módulos íntimos e de serviço posicionados nas extremidades, unidos por um vão central com pé-direito duplo. O principal propósito de suspender a casa foi evitar patologias por infiltração e otimizando a condição térmica no interior do ambiente. Esta solução possibilitou que as instalações elétrica, hidrossanitária e de esgoto sejam mantidas aparentes. Uma vala escavada ao longo da plataforma oferece as condições necessárias para uma manutenção das instalações de forma prática e confortável. Os banheiros posicionados nas empenas laterais permitem a manutenção ágil e sustentável das instalações, acessível pela área externa da casa através das paredes-shaft.
A casa está coberta por telhado em duas águas, coroado por uma plataforma técnica, suporte para módulos fotovoltaicos, assim como shaft para circulação e renovação do ar interno.
A opção por um sistema construtivo modular em metal e a especificação de materiais em função do dimensionamento dos módulos, permitiu uma construção rápida com desperdício mínimo de material.