-
Arquitetos: ZALC Arquitetura
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Cadeira escritório, Carbono Design, Colormix Revestimentos, Dantas Marcenaria, Desenho do escritório, Dimlux, Dpot Objeto, Dsgn Selo, Fernando Jaeger, Lorenzetti, Objetos decorativos, Progetto Marmo, Savion Acrilicos, Tok&Stok
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste apartamento de 70m², situado em Sumaré, para torná-lo mais prático, funcional, atemporal e sem grandes luxos – assim como desejava o jovem cliente – foi necessário realizar algumas intervenções. Para um home office integrado à área social, o segundo quarto foi retirado. A cozinha possui todas as funções indispensáveis para o ambiente, embora assuma um tamanho mais compacto, já que o cliente não cozinha com frequência. Outra solicitação foi em relação a uma área social em que tivesse amplitude, para isso o escritório integrou a cozinha e o terraço.
Os ambientes foram mantidos conforme a planta original, mas praticamente todas as alvenarias foram demolidas. O banheiro master foi integrado à suíte, o segundo quarto foi reduzido para aumentar a suíte e para integração do escritório. O segundo banheiro, por sua vez, transformou-se em lavabo, aumentando, assim, o banho da suíte.
A partir de um estilo contemporâneo e com características industriais, o apê acompanha uma paleta em que as cores preto, branco e madeira prevalecem em todos os ambientes, criando contraste entre o claro e o escuro, seja na marcenaria, seja nas bancadas em pedra e nos revestimentos. As cores quentes ficaram em alguns pontos, como na pintura da cabeceira e sobretudo, nos objetos de decoração.
O painel que mimetiza as portas do lavabo e da suíte, é o principal destaque deste projeto. Desenvolvido em madeira freijó, com modulação em vergalhões, que ajudam a camuflar as portas, além de transmitir a sensação de ser um volume de madeira como uma caixa embutida dentro do imóvel. Os puxadores, em toque especial, seguem a mesma modulação do painel.
No que confere à setorização dos espaços, as áreas social e íntima são delimitadas. A social cumpre a integração, a única separação se dá no lavabo e na área de serviços. Aproveitou-se a circulação íntima para criar o closet, logo foi possível utilizar um espaço que seria somente para circular. O quarto, bem como a área social, também é integrado, separado do banheiro apenas por uma pele de vidro.
Por meio das janelas, ventilação e iluminação naturais presenciam todos os ambientes. Com exceção do lavabo que possui ventilação forçada e luminárias de piso para evidenciar o revestimento e criar um espaço intimista. Em todo o apartamento, o projeto de iluminação foi pensado não como elemento protagonista, mas ao minimalismo, conforme visualizado no forro – com luminárias embutidas, sem moldura, para não destacar e ainda assim, ser funcional. Há iluminação indireta por meio de arandelas, sancas iluminadas, luminárias de piso e perfis de led nas marcenarias.