-
Arquitetos: Ludwig Godefroy Architecture
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Rory Gardiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da casa de Alférez tem origem no conceito de cabana e na ideia romântica de um refúgio protetor no meio da floresta; uma casa isolada como um objeto que teria sido depositado no solo, entre as árvores. Nesse sentido, o projeto da casa é desenvolvido com base em 3 pontos principais:
1. O projeto responde à ideia de uma casa isolada na mata, sem nunca perder de vista a necessidade de um forte sentimento de segurança; uma casa como um cofre feito de concreto que defende e cuida de seus habitantes.
O resultado é uma casa que se caracteriza pelo encontro entre a ideia de cabana -elemento romântico-, e a fortaleza -elemento protetor-, expressando a brutalidade em seu concreto. Esse elemento fecha e defende o térreo, enquanto as janelas são posicionadas fora de alcance para evitar uma possível intrusão externa.
2. O projeto estrutural busca ser o mais compacto possível, com a menor pegada possível, a fim de evitar uma fundação complexa e cara devido ao declive acentuado do terreno. A casa está assentada na encosta natural, pendendo sobre os pinheiros na extremidade sudoeste e semienterrada no lado oposto.
O projeto busca recriar a sensação de uma cabana suspensa na topografia natural do terreno. A estrutura expressa um equilíbrio perfeito de sua fundação, gerando um contraste singular entre a sensação de leveza de uma cabana por um lado e equilibrada pelo peso de uma fortaleza de concreto por outro.
3. Aumentar a altura da casa para buscar a luz entre as árvores, e ao mesmo tempo criar uma relação com as copas dos majestosos pinheiros. Seguindo a lógica de sua pegada compacta, de 9,5m X 9,5m, o objetivo do projeto foi crescer verticalmente, em vez de horizontalmente. O crescimento vertical permite que a casa busque a luz entre as árvores, complementando a própria localização na zona nordeste do terreno, sendo esta parte a mais alta e ensolarada.
A configuração da casa foi desenvolvida em semi-níveis em torno de um pé-direito duplo, com janelas altas e claraboias. A elevada volumetria permite distribuir a luz por todos os espaços internos, e compensar a ausência de janelas no térreo.