-
Arquitetos: Breathe Architecture, DREAMER
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gavin Green
-
Fabricantes: Artemide, Frama, MDF Italia, VERZOLLINI
Descrição enviada pela equipe de projeto. 388 Barkly Street é um conjunto de 11 apartamentos sustentáveis liderados pela DREAMER, em colaboração com a Breathe Architecture. O projeto é uma reutilização adaptativa de um armazém feito de tijolos em 1930, incentivando uma vida sustentável e com um impacto mínimo.
Com a densificação das áreas suburbanas, uma situação cada vez mais crítica para a construção de cidades bem-sucedidas, o 388 Barkly Street teve como objetivo criar uma variação generosa e de alta qualidade das habitações multifamiliares que pudesse oferecer uma alternativa atraente para a casa da família suburbana.
No nível dos ocupantes, o projeto se concentra na criação de uma comunidade pequena e diversificada que apoia estilos de vida de baixo consumo de energia, baixo desperdício, ou seja, sustentáveis e saudáveis. As estratégias incluem o emprego de design biofílico, com fortes conexões com o plantio extensivo, fornecendo fluxos de resíduos, incentivando o uso de veículos elétricos e bicicletas, ampliando também as conexões com redes de transporte público, além de parques e centros recreativos próximos.
Desde as primeiras discussões, o projeto foi influenciado por habitações históricas circundantes, bem como detalhes internos do edifício existente para garantir que o armazém renovado ainda estivesse fortemente conectado ao caráter do bairro de Brunswick. As larguras e layouts dos apartamentos são desenhados a partir do padrão de habitação geminada; articulação de janelas das casas vizinhas da década de 1970; adição de novas telas de segurança ao nível do solo que fazem referência às janelas metálicas existentes; e adição das aletas externas de madeira que emulam o padrão dos nichos de parede deixados pelas vigas de madeira originais do telhado.
A nova adição foi sensivelmente inserida dentro da casca de tijolos preservada e compreende dois volumes separados por um átrio externo ajardinado. Isso ajuda a iluminar e ventilar naturalmente as habitações, criando uma sequência de espaços ao ar livre que conectam todas as entradas dos apartamentos e proporcionam um contato significativo com os jardins ao percorrer o edifício.
Internamente, os apartamentos são organizados em torno de poços de luz e pátios vegetados e apresentam uma paleta restrita de materiais que é compensada pela característica casca de tijolos existente. A prioridade foi dada a materiais duráveis, reduzindo assim os custos operacionais e de manutenção para os residentes. Vazios de pé-direito duplo e o jogo seccional trazem luz natural adicional para os apartamentos de 3 quartos, enquanto as residências de 1-2 quartos têm pátios elevados com vista para a vegetação desde todos os quartos.
Como parte da ambição de fornecer comodidades semelhantes a uma casa mais substancial, as principais características incluem grandes depósitos para cada apartamento, garagens no nível do solo e um generoso bicicletário localizado no centro do edifício com portas automáticas para facilitar o acesso.