-
Arquitetos: Rua 141 Arquitetura
- Área: 200 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Blue Gardenia, Breton, Bruno de Carvalho, Carbono, Codexhome, Deca, Decameron, Democrart, Estúdio Orth, Ferrarte, Gauss, Gustavo Bittencourt, Kéramus Design Revestimento, Olho Interni, Olho moveis, Pedra Paulista, Phenicia Concept, Progetto Marmo, Prototype, REKA, +5
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Alto de Pinheiros, bairro nobre da cidade de São Paulo, o projeto de reforma e interiores da Casa DF é assinado pelo escritório Rua 141, que propôs trazer o design brasileiro, as texturas dos materiais naturais e o paisagismo tropical, como premissa.
Feita para um jovem solteiro, a construção da estrutura da casa já tinha pontos fortes que foram valorizados no partido do projeto de reforma, como as grandes aberturas, que proporcionam a entrada de iluminação e ventilação natural cruzada, e as grandes áreas externas que abraçam a casa. O terreno tem 390m² e de área construída são 200m², dividido em dois pavimentos. O programa acomodou uma suíte, escritório, quarto, banheiro, cozinha, home, living, lavabo, garagem, área gourmet e área de serviço. No superior foi concentrado os usos íntimos e no andar térreo, os sociais.
O paisagismo desenha as áreas externas, com linhas orgânicas e texturas tropicais. O limite do interno e externo é tênue, a vegetação permeia a casa trazendo vida. Quando observada de dentro para fora, assemelha-se a um quadro vivo. A escada leve e vazada possibilita a passagem de luz e o destaque da vegetação.
A atmosfera do estilo industrial que percorre os ambientes é marcada também pelo aconchego. O contraste do vergalhão bruto com a delicada palha natural, na estante do living, é o grande símbolo dessa harmonia. Os mobiliários de designers brasileiros reforçam os traços que estão presente na arquitetura, a composição é resultado de uma identidade cheia de bossa.
O processo de produção artesanal está em quase todas as peças de mobiliários e objetos, a riqueza dos detalhes pode ser observada em cada textura. A escultura Corrente feita em algodão e madeira, pelas mãos da designer Regina Misk, compõe com as poltronas Stripes da Prototype, que trazem o tricot como grande destaque. O cristal lapidado, desenha a luz que o atravessa na luminária Sino do Estudio Orth.
O mergulho cuidadoso na escolha de cada peça e no aprofundamento dos seus materiais, faz parte do processo de desenvolvimento do projeto. A costura entre as diferentes escalas, arquitetura e interiores, torna-se uma única narrativa.