-
Arquitetos: Filipe Pina
- Área: 270 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Efapel, Ofa, Recer, Solzaima
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido no centro histórico de Vila Nova de Foz Côa, o projeto centra-se na reabilitação de um edifício devoluto construído no final do século XIX, transformando-o numa habitação unifamiliar, onde as características arquitetónicas de carácter histórico são adaptadas a uma realidade habitacional contemporânea.
O alçado sul do edifício foi sofreando, ao longo dos anos e consoante as necessidades dos antigos proprietários, diferentes alterações e construções anexas, sem qualquer relação arquitectónica com a construção original. No entanto, destacam-se os soletos ardósia como revestimento principal, aplicados sobre estrutura em alvenaria de xisto.
É a partir destes dois elementos de destaque (ardósia e xisto) que se propõe a reconfiguração do espaço e do alçado, respondendo, mesmo assim, ao método tradicional de construção, que procura destacar o alçado tardoz, orientado a sul, e assumi-lo como o novo alçado principal da habitação.
Sem descurar o valor histórico dos restantes alçados, recuperam-se os elementos existentes de serralharia e alvenaria de granito, nos alçados norte e nascente, e abrem-se novos vãos para sul, deixando a descoberto as ruínas em xisto, muros exteriores e as cores da natureza, para quem vive o interior da casa.
A nível construtivo optou-se por soluções tradicionais, com a seleção de materiais de origem natural, como o reboco à base de cal para as fachadas, caixilharias em madeira, pavimentos em madeira, isolamento com aglomerado de cortiça nos pavimentos e aplicação de soletos de ardósia.
A habitação organiza-se em dois pisos, sendo o acesso principal feito pelo alçado sul, ao nível do piso 0. É neste piso que se distribui toda a área social, num espaço conectado, apenas delimitado pelas paredes interiores pré-existentes, em alvenaria de xisto. No piso 1, organizam-se os três quartos num jogo de simetrias e rotações, onde o ponto de encontro culmina num espaço amplo com vista para a paisagem natural típica da região.