-
Arquitetos: MYCC Oficina de Arquitectura
- Área: 7612 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ruben P. Bescós
-
Fabricantes: Cerámicas Gala , La Paloma cerámicas, LedsC4, NEWKER, Orona Pecres, Qsystems
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um novo bairro de Madri ergue-se esta torre perfeitamente distinguível pelos seus cantos arredondados, pelo seu elegante tom escuro e pelo conjunto de anéis de metal cor bronze que parece flutuar pelas fachadas. A imagem da torre transmite firmeza graças à força do seu volume e à delicadeza dos seus contornos curvos. De certa forma, parece que sempre esteve ali.
A torre é composta por 38 apartamentos distribuídos em dez andares, organizados em torno de um átrio central que percorre toda a altura do edifício. Este átrio, coroado por uma grande claraboia, preenche o portal do térreo e a entrada de todos os apartamentos com luz natural e ventilação. A estrutura de suporte do edifício concentra-se no núcleo de comunicação vertical e no perímetro da torre, deixando livre todo o espaço habitável para que os apartamentos sejam distribuídos conforme a necessidade.
A construção do edifício foi realizada em regime de cooperativa, e os proprietários puderam escolher diferentes soluções espaciais. A distribuição interior inclui grandes portas do chão ao teto que permitem percursos circulares pela casa, dinamizando a sua planta e aumentando a flexibilidade e amplitude do espaço.
Os apartamentos possuem janelas generosas e terraços cobertos cuja importância foi redescoberta nos meses de pandemia. Ao mesmo tempo, um sistema de domótica de última geração permite programar a abertura e fechamento das persianas, o controle de termóstatos e a iluminação de cada ambiente. Além disso, os apartamentos possuem sensores de vazamento e detectores de fumaça.
Um dos objetivos do projeto era o controle de energia. Para este fim, vários elementos passivos e ativos foram arranjados. Entre os elementos de controle passivo, dois se destacam. Em primeiro lugar, duplo isolamento em toda a envolvente do edifício que funciona como um poderoso abrigo, evitando pontes térmicas e alcançado perdas mínimas.
Em segundo lugar, o conjunto de anéis externos que envolvem as fachadas foi concebido como brises que oferecem sombra no verão e garantem que os apartamentos sejam ensolarados no inverno. Ao mesmo tempo, os anéis servem de guarda-corpo para os terraços e conferem à imagem do edifício um brilho fosco que muda a percepção da torre à medida que o sol avança no céu.
Por sua vez, o principal elemento ativo é o sistema de ar condicionado que, combinado com os sistemas passivos mencionados, permite uma menor demanda e, portanto, uma maior economia no consumo diário de energia.