-
Arquitetos: asimapra
- Área: 392 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mario Wibowo
-
Fabricantes: Allure Industries, Rusters, Woodlam Indonesia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Tanatakah é uma casa privada situada a apenas 3 minutos a pé das areias da Praia de Pererenan, em Bali. A organização do espaço procura promover a proximidade e a privacidade de uma família composta pelos pais e dois filhos adultos que em breve iniciarão suas próprias famílias. O terreno de 393 m² está situado em uma área recém-desenvolvida com lojas de roupas e acomodações turísticas, não muito longe do vibrante bairro de Canggu. Também é cercado por uma natureza exuberante perto da foz de um rio com bolsões de campos de arroz de propriedade da comunidade balinesa local. Isso nos inspirou a combinar a dinâmica e incorporar de forma lúdica personagens locais e elementos naturais em um toque contemporâneo na arquitetura.
O complexo possui dois volumes principais - uma cabana de madeira e um estúdio - conectados por uma ponte sobre o pátio. Exceto pela cabana, a instalação é esquematizada em paredes de concreto cinza claro moldado no local e esquadrias de alumínio. O design contrastante do estúdio e da cabana destaca a possível ocupação independente e a sensação de privacidade para cada função, mantendo uma estética coesa em todo o complexo. A cabana é um volume de dois andares revestido em telhas, com paredes internas e tetos de madeira natural. Há um quarto com banheiro adjacente em cada andar. Uma sensação de diversão anima a área de jantar como o coração da cabana, com grandes vazios para interações cruzadas entre os espaços.
Do outro lado da cabana, o estúdio é um espaço simples em planta livre projetado para jantar, descansar e dormir, complementado por um banheiro privativo. O seu jardim oferece um panorama da área circundante, tornando-o o local ideal para relaxar e desfrutar do sol. O pátio central é um elemento-chave no projeto e serve como um espaço tranquilo para os ocupantes com um espelho d'água e os sons da piscina. As paredes do perímetro foram complementadas por videiras para que a arquitetura se misture com a natureza à medida que cresce.
Tanatakah foi projetada com a sustentabilidade em mente, com um sistema de captação de energia solar que gera eletricidade suficiente para que seus habitantes vivam modestamente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma grande claraboia foi anexada acima da área comum na cabana de madeira para trazer luz natural. Além disso, o design e a localização das janelas de vidro operáveis se concentram na ventilação cruzada ideal, enquanto as janelas dos quartos são feitas de tábuas de madeira para gerar privacidade.