-
Arquitetos: Carolina Cotrim, Terra Arquitetura
- Área: 735 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lela Leme
-
Fabricantes: Abstrata Concreto, Construverde, Dalle Piagge, Deca, Forte Apache, GRAPHISOFT, Itens Collections, JR Assoalho, Luxes Esquadrias, Mundial Pedras, Tuboar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada às margens da Represa de Joanópolis, a 115 quilômetros do centro de São Paulo, essa casa foi reformada para receber uma família de quatro pessoas e seu cachorro. As principais insatisfações dos clientes com a casa antes da reforma eram relacionadas a pouca luminosidade dos ambientes, revestimentos antigos e planta muito segmentada, o que nos deu o ponto de partida para repensar o projeto.
A premissa deste projeto para o térreo da casa foi de integrar todos os ambientes sociais e melhorar a luminosidade e relação com a área externa. Assim, aumentamos as aberturas para varanda trocando as esquadrias da fachada, e integramos sala, cozinha e home theater. Além disso, especificamos novos revestimentos para algo mais natural, rústico e aconchegante, usando principalmente o ladrilho hidráulico colorido, madeira e concreto. Esses mesmos revestimentos foram instalados em todos os banhos da casa, com a variação nas cores dos ladrilhos em cada banho de acordo com a preferência dos clientes.
A varanda, que era estreita e com pé direito baixo, foi repensada por completo. O piso foi refeito em deck de madeira, em balanço para aumentar sua área, proporcionando um layout mais amplo para a permanência no ambiente. Uma nova estrutura do telhado foi executada, de forma que entrasse maior luz natural tanto na varanda quanto na sala. O forro especificado nessa área em fibras de bambu torna o ambiente mais aconchegante, juntamente ao paisagismo que envolve a casa.
A parte externa foi o grande desafio. Executamos em obra o fechamento de uma das piscinas, e criamos uma laje em balanço onde hoje está o deck, trocando também todos os revestimentos existentes. O piso foi substituído por tijolos de demolição e a piscina foi revestida em pedra hijau com tom azul esverdeado, trazendo um contraste de cores interessante entre os dois materiais.
Todos os materiais e revestimentos escolhidos para o projeto foram pensados de forma a integrar à paisagem, trazendo as cores azul, verde e terracota e a textura da madeira de fora para dentro da casa. Procuramos acima de tudo dar destaque para a linda vista da represa e valorizar os elementos ao redor como a vegetação, a água e o céu.