-
Arquitetos: Taller Michoacán
- Área: 324 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alberto Figueroa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido do cliente consistia em um projeto para uma casa destinada ao descanso. Sendo assim, a partir desta atribuição, foram gerados dois volumes nas extremidades do lote que se articulam através de um corpo d'água com uma série de pátios e áreas verdes. Ao mesmo tempo, circulações perimetrais são estabelecidas para demarcar os volumes em relação às edificações contíguas.
A fachada é constituída por uma parede cega que contém a entrada pedonal e veicular, sendo estas as únicas aberturas que, isoladamente, convivem com o exterior, criando uma sensação de hermeticidade. Entretanto, ao entrar, os volumes seccionados começam a ser revelados.
O primeiro volume abriga o pátio de entrada que, como distribuidor, permite a comunicação entre os acessos veiculares e pedonais. Este espaço, com uma altura convencional, gera uma atmosfera preliminar para a área de convivência.
A área de convivência, por sua vez, se abre em um pé-direito duplo que abraça a sala de estar e a sala de jantar, revelando a ligação visual e física com a piscina. Esta área torna-se um ponto de encontro entre a cozinha, o pátio do café da manhã e a área noturna que se encontra atrás de um acesso sutil embutido em uma parede divisória de madeira a qual ajuda a dimensionar a altura dos quartos e do banheiro que compartilham.
Devido às circulações existentes, o espaço da piscina torna-se um ponto de convergência onde o programa se conecta e delimita os dois volumes. A cobertura desta área, sendo de vidro, permite criar a sensação de estar num espaço exterior e interior ao mesmo tempo e, por sua vez, funciona como gerador de calor graças à orientação solar da casa.
O segundo volume é constituído por um terraço com os respetivos serviços, que convive diretamente com os espaços ajardinados e a piscina. A Casa Naranjo desenvolve-se sob o conceito de casa-pátio no qual orientação, materialidade e distribuição permitem que usuário crie seu próprio ritual de vivência.