-
Arquitetos: Truvian Arquitetura
- Área: 167 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Anna Neute, Art Metal Esquadrias, Castelatto, Docol, Dune Ceramica, Eletromec, Ferragens Eclisse, Guerrero Móveis, Hhome móveis e decoração, IluminarBrasil, Indusparquet, Oluz iluminação, Power Led, Ruschel Esquadrias, Stochera, Studio NU DEsign, Tecno, Vert Green, Vivarte Revestimentos, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Truvian Arquitetura é um escritório cujo trabalho está voltado à natureza e seus elementos essenciais, entre eles a luz, a fluidez e o paisagismo, além de materiais naturais, com destaque para a madeira, uma marca presente na maioria dos projetos.
Para a sede do escritório, a inspiração foi o processo criativo da arquiteta (e fundadora da Truvian) Rafaela Zanirato, guiado pela dança e pela arte. Para ela, assim como a dança, a arquitetura é a arte de transcender e levar o espírito para outro lugar.
Com a proposta de ser um lugar onde as pessoas se sintam fora do seu dia a dia, o local foi pensado para ter a natureza invadindo os espaços, com discos de vinil trazendo nostalgia, o som do lago e a luz do jardim permitindo momentos de descompressão e a madeira conferindo aconchego, além de móveis e materiais nobres que trazem sofisticação ao espaço.
Com uma fachada contemporânea de linhas horizontais, painéis verdes e texturas de concreto aparente, o local também se tornou um ponto no bairro onde os pais trazem os filhos para passear, fotografar e alimentar as carpas coloridas. Outro destaque é a inusitada porta azul com puxadores e um sino de bronze que a arquiteta trouxe de uma feira de antiguidades na Argentina.
Na decoração, as memórias afetivas são a principal marca. Poesias escritas pelo pai de Rafaela, fotografias, os quadros de artistas mato-grossenses que ganhou de sua mãe, os discos de vinil que coleciona, livros de arquitetura e clássicos da literatura criam uma identidade com a sua história pessoal e uma conexão com amigos e clientes.
Todas as salas contam com fechamento de vidro acústico, fomentando as interações e permitindo mais luz e verde nos ambientes. As salas de produção e reuniões ganharam telas, gravuras e fotografias de artistas regionais ou nacionais, além de um super grafite na sala de produção maior. Já na sala de trabalho de Rafaela, as memórias pessoais são mais íntimas, com referências ao ballet clássico, sua maior paixão, em fotos com sua filha e nas peças que ganhou de seus amigos e equipe.
A copa aberta, anexa ao jardim central, também tem o propósito de criar conexões na hora do café. Na copa, o balcão de apoio é revestido com o revestimento Rafaela, que a arquiteta assina para a europeia Dune Cerâmica, e que traz o seu propósito de valorizar a arte brasileira em seu desenho.
Com a iluminação intimista da lona tensionada e materiais nobres como o quartzito e a madeira, os lavatórios proporcionam bem-estar e menos frieza. São ambientes amplos e com tecnologia nos metais assinados, os locais preferidos para as selfies da equipe.
A recepção, onde os móveis de design trazem brasilidade ao espaço, lembra uma casa. O espaço reúne peças de artesãos e memórias de viagem, que ficam para gerar conversas e trazer alma ao espaço. A iluminação intimista faz com que o ambiente se torne convidativo para o happy hour da equipe, ouvindo vinis e conversando sobre arquitetura e a vida.
“Queria que a Truvian Arquitetura refletisse o espírito do nosso tempo, com liberdade de sermos quem somos, usufruindo da natureza e da arte como agentes que fomentam a criatividade e trazem ganhos de produtividade, e ainda, que fosse um lugar que promovesse a difícil sensação de pertencimento a um espaço coorporativo”, comenta Rafaela.