-
Arquitetos: Paulo Martins
- Área: 330 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia Madalena localiza-se em Vila Nova de Gaia, na freguesia da Madalena.
Composta por uma sobreposição de volumes puros a sua disposição no terreno corresponde à vontade de criar uma barreira visual entre os espaços vivenciais e a rua, permitindo atingir o máximo de privacidade.
No momento inicial, o volume superior saliente marca e enfatiza a entrada, convidando a ultrapassar a barreira quase opaca, perfurada apenas por um vão que denuncia a profundidade do lote e da moradia, ao mesmo tempo que reforça a intenção de impermeabilidade.
Após ultrapassada a barreira inicial a casa revela-se, por oposição ao exterior, um espaço amplo e fluído com um programa bem definido, abrindo as zonas sociais ao exterior através de grandes vãos envidraçados. Quisemos com estas aberturas promover e potenciar a relação entre o exterior, voltado a poente, e o interior, mantendo a privacidade da master suite através da criação de um pátio.
No piso superior, materializado por um volume solto e hermético, estão duas suite e um escritório, abertos unicamente para pátios privados rasgados no volume que, além de garantirem a privacidade, permitem que os vãos envidraçados fiquem protegidos da radiação directa.