-
Arquitetos: Khosla Associates
- Área: 756 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Shamanth Patil J.
-
Fabricantes: Beige Italian Marble, Bulthaup, Daikin, Jindal Mechno, Kota Stone, PANDOMO, Sadharhalli Stone, Square Foot
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta casa em Bengaluru, localizada em um condomínio fechado exclusivo na parte leste da cidade, nosso primeiro impulso foi responder ao bairro frondoso, especialmente à fileira de majestosas árvores frutíferas Kadamba na estrada que margeia sua entrada norte. Estávamos interessados em uma paleta de materiais naturais e uma expressão arquitetônica que se aproximasse suavemente da rua. O muro norte de 100 pés de comprimento tem a forma de uma pedra Jaali, trabalhada inteiramente com pedra Sadharhalli local por pedreiros habilidosos. É uma referência contemporânea ao uso generoso desta pedra como meio de garantir terras na Karnataka rural. As repetitivas peças verticais de pedra se entrelaçam em faixas horizontais com encaixes macho-fêmea e uma ausência de argamassa, referindo-se às antigas técnicas tradicionais de construção em pedra na região. Um portal de entrada central com uma porta amarela e cerco de cimento polido pontua o Jaali e guia um para um pátio de entrada e em seguida para a porta principal.
A Casa é revestida parcialmente com tijolos cerâmicos de cor bege que reforçam certas características e proporcionam isolamento térmico, assim como baixa manutenção. Sua orientação em forma de U é para um jardim ao leste que banha a casa com suave luz da manhã. Espacialmente, o andar térreo abriga uma sala de estar de duas alturas, bar e sala de jantar, cozinha, sala de TV, bem como dois quartos. As áreas públicas se estendem em generosas varandas que interagem com o jardim leste. No primeiro andar, 2 quartos adicionais, uma sala de estudos e uma sala familiar também se abrem visualmente para o mesmo jardim. Certas áreas como a sala de estar, a sala familiar, o quarto de hóspedes e a sala de TV têm telhados inclinados enquanto o resto é plano. A materialidade é uma interação entre paredes de tijolos e rebocos brancos, pisos de mármore Kota e bege e tetos de cimento revestidos e polidos com madeira.
O jardim está repleto de esculturas, bem como de árvores existentes, estrategicamente dispostas em determinados pontos focais. Ao entrar no foyer, você é recebido por uma escultura de bronze Dimpy Menon, precariamente e energeticamente equilibrada em uma esfera de pedra. A escultura humana aparentemente flutua sobre um elemento de água e é banhada pela luz de uma clarabóia circular sobre ela. No extremo sul da propriedade, um imponente salgueiro é acomodado no projeto do edifício, criando uma quadra lateral, e reforçando o verde onipresente ao redor do terreno.